quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

   
Cooperação
/ Guiné-Bissau e Portugal assinam acordos na área de Defesa 

Bissau 15 Dez 21 (ANG)- A Guiné-Bissau e Portugal assinaram  terça-feira, em Bissau, um Programa Quadro de Cooperação Multilateral de cinco anos nos dominios da Defesa .

Assinatura do acordo ocorreu  no âmbito da visita oficial do Ministro da Defesa Português à Guiné-Bissau com o objectivo da retoma  com maior visibilidade da cooperação entre os dois países.

Um dos  objectivos principais do acordo visa a formação de quadros militares, criação de um espaço de concertação estratégica internacional a nivel do corredor marítimo do Oceano Atlântico para ultrapassar os desafios existentes.

Em declarações à imprensa após o acto, o Ministro da Defesa Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Pátria Sandji Fati disse que a grande aposta do executivo neste acordo assenta-se na formação de quadros militares com vista a transformar as Forças Armadas guineenses em repúblicanas.

“Sempre foi a nossa ambição retomar a cooperação no domínio da defesa com Portugal e hoje acabou por se concretizar. Quando digo apostar na formação é porque um militar com formação, com espírito de patriotismo é que podemos ter um país estável e que pode desenvolver-se economicamente”,vincou Fati.

Para o Ministro da Defesa português, João Gomes Cravinho   o quadro da cooperação com a Guiné-Bissau representa um salto qualitativo.

Cravinho  manifestou o interesse de Portugal de  continuar a trabalhar com as autoridades nacionais no reforço das capacidades da classe castrense.

“No programa existe naturalmente algumas linhas de continuidade, mas temos também no programa quadro ideias expressas de forma inovadoras e temos uma ambição nova em termos do diálogo politico-estratégico entre os dois países, uma vez que as mudanças quer na Europa ou em África afectam-se uma a outra”,disse

Segundo o governante português  as duas Nações devem intensificar o seu relacionameno e diálogo uma vez que agora existe  uma ambição guineense de consolidar as suas forças armadas, reforçando a sua capacidade dentro de um quadro repúblicano e da Constituição do país.”Portugal, naturalmente, está desponivel para trabalhar com o povo irmão que é a Guiné-Bissau para concretizar este sonho”, declarou. ANG/MSC/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário