terça-feira, 28 de dezembro de 2021

            Covid-19/Guiné-Bissau ainda sem registo de infeção por  Ómicron

Bissau,28 dez 21(ANG) - O Secretário do Alto Comissariado para a Covid-19, Plácido Cardoso, disse, segunda-feira, que o país ainda não registou nenhum caso suspeito da nova variante da pandemia denominada de Ómicron, numa altura que a Guiné-Bissau atingiu 37% de vacinação da população alvo.

Aquele responsável disse que estão em curso o processo de recolha e tratamento das amostras, mas que ainda não têm os resultados, frisando contudo que pensam tê-lo a qualquer momento.

ʺNeste momento, estamos com uma taxa de cobertura vacinal de 37% da população alvo  e cerca de 57%  que já tomou pelo menos uma doseʺ, declarou Plácido Cardoso.

Adiantou  que o Alto Comissariado para a Covid-19 perspectiva uma nova campanha nacional de vacinação contra a pandemia, de forma a melhorar a cobertura para se proteger dos vírus da Covid-19.

O médico guineense falava da actualização do boletim epidemiológico semanal da Covid-19, de  20 à 26 de Dezembro,  e  indica que a Guiné-Bissau registou 10 novos casos positivos e que 10 pessoas são dadas como  recuperadas da doença.

Em relação a situação da pandemia no país, nos últimos tempos, Plácido Cardoso revela que nas últimas três semanas o país registou um aumento gradual de novos casos positivos.

Na ocasião, o secretário do Alto Comissariado para a Covid-19 anunciou a instalação de postos fixos de informação e sensibilização sobre medidas de prevenção contra a pandemia em Bissau.

Segundo explicação de Cardoso, o objetivo é aumentar o numero de pessoas vacinadas e continuar a sensibilizar as população para cumprir com as medidas sanitárias contra a covid-19 ainda em vigor no país.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e actualmente com variantes identificadas em vários países.ANG/Rádio Jovem

 

Sem comentários:

Enviar um comentário