quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

     Brasil/Cheias  causam 20 mortos e mais de 60 mil desalojados em Bahia

Bissau, 29 Dez 21 (ANG) - Fortes chuvas nas últimas semanas atingiram o estado da Bahia, deixando pelo menos 60 cidades deste estado brasileiro sob a água e causando grandes estragos materiais, e mais de 60 mil pessoas estão sem casa.

Há 30 anos que o estado da Bahia, no nordeste brasileiro, não era fustigado por chuvas desta dimensão, com as autoridades a decretarem estado de emergência em pelo menos 72 municípios.

Até agora foram contabilizados 20 mortos, cerca de 500 feridos e há mais de 60 mil pessoas que perderam as suas casas devido às cheias, com a água registar 1,80 metros dentro de alguns imóveis. Cerca de 470 mil pessoas foram afectadas por estas chuvas.

As barragens de alguns rios não aguentaram a força das águas e houve cidades a registar um aumento de 9 metros do nível das águas. O estado tem agora vários postos avançados de proteção civil, entre eles Ipiaú, Itapetinga, Santa Inês e Vitória da Conquista, de forma a concentrar os esforços de ajuda e salvamente à população.

Segundo o governador da Bahia, Rui Costa, este é o mair desastre de sempre na região.

"Infelizmente, estamos a viver o maior desastre já ocorrido na história da Bahia", declarou na segunda-feira o governador.

Outros estados enviaram meios aéreos para ajudar os habitantes da Bahia, assim como já foram desbloqueadas verbas financeiras para custear uma parte dos estragos materiais.

Estas fortes chuvas terão sido produzidas pelo fenómeno climático 'La Niña' que se juntou a um período de precipitação excecional num curto espaço, segundo especialistas. ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário