sexta-feira, 31 de dezembro de 2021


CAN 2021
/Presidente da República considera selecção nacional  “factor de união dos guineenses”

Bissau,31 dez 21(ANG) – O Presidente da República considerou a selecção nacional de futebol “o factor de união dos guineenses”, tendo em conta que representa um desígnio nacional.

Umaro Sissoco Embaló falava quinta-feira no acto de entrega da bandeira nacional aos jogadores da selecção nacional de futebol que irão participar, pela terceira vez consecutiva, na fase final da Taça de Àfrica das Nações, a disputar-se nos Camarões.

O chefe de Estado sublinhou  que, quando se fala da seleção nacional tudo é esquecido, ou seja desconhece-se quem é do Madem G15, do PRS, e que todos se unem à volta da bandeira nacional.

“Peço-vos  jogadores e a equipa técnica que representem a Guiné-Bissau de maneira condigna nos Camarões. Não é por ocaso que quando vão para uma competição, entoam o hino do vosso país, esta bandeira que levam,  as próprias cores das camisolas, é que vos dão direitos de usufruirem do hino que pertence à todo o povo guineense”, disse.

O Presidente da República, aconselhou aos Djurtus para serem, de facto, aquela seleção disciplinada e exemplar, frisando que são factores fundamentais  a disciplina e obediência no seio do grupo.

“Esta é a terceira vez que vamos marcar presença na mais alta competição do nosso continente. Há 20 anos, se diziamos que vamos participar numa competição dessa alguém dizia que é uma loucura, mas hoje em dia estamos a constatar essa realidade”, sublinhou.

Umaro Sissoco Embalo salientou que já trouxemos para a selecção varios treinadores estrangeiros e não conseguimos grandes proezas como tem acontecido com este treinador nacional.

Prometeu deslocar-se para os Camarões para apoiar os Djurtus se conseguirem apurar para a fase seguinte da competição.

 “Estamos mais uma vez aqui, para reafirmar de que a seleção nacional de futebol é desígnio nacional e por isso estamos aqui para lhe confirmar de que temos mais um embate que é a nossa participação no CAN 2021, e desta vez o nosso objectivo e foco é ultrapassar  a fase de grupos”, sublinhou Carlos Alberto Teixeira(Caito) Presidente da FFGB.

O CAN 2021 vai decorrer entre 09 de Janeiro e 06 de Fevereiro de 2022, nos Camarões, 50 anos depois da última organização do CAN por aquele país.

As 24 seleções foram divididas em seis grupos, sendo que apenas o primeiro, o segundo e os quatro melhores terceiros classificados avançarão para os oitavos de final.

Os “Djurtus” estão no grupo D, tendo estreia marcada contra o Sudão (11 de Janeiro), antes de debater-se com o Egipto (15 de Janeiro) e Nigéria (19 de Janeiro), sempre em Garoua.

A 33.ª edição da Taça das Nações Africanas estava marcada para 2021, mas acabou por ser adiada para 2022 – apesar de manter a designação CAN 2021 – para não coincidir com a Copa América e o Euro 2020, que foram adiados devido à pandemia da covid-

ANG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário