quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Política/”Adiamento do Congresso de PRS tem a ver com  ausência de Nambeia e não por falta de dinheiro” diz Certório Biote

Bissau, 16 Dez 21 (ANG) – O candidato à liderança do Partido da Renovação Social(PRS), Certório Biote afirmou que o adiamento do VI congresso do partido tem a ver com a ausência de Nambeia na corrida e não por falta de dinheiro.

O porta-voz do PRS, Vítor Pereira disse evocando a última reunião da Comissão Política do Partido , realizada terça-feira(14)que o congresso seria adiado devido à questões  logísticas.

Biote refuta essa justicação da Comissão Política  e acusa a Comissão Organizadora do congresso de ter provocado o adiamento do VI congresso, porque “Alberto Mbunhe Nambeia se encontra doente e não poderá participar no congresso”.

O VI congresso, remarcado para decorrer entre 10 e 13 de Janeiro de 2022, deverá eleger novos órgãos do partido inclusivé o presidente da terceira formação política do pais, e Nambeia, apesar de se encontrar ausente em tratamento médico na República Popular da China, concorre para sua prórpia sucessão.

Certório Biote criticou o fato de a Comissão Política do partido ter declarado o adiamento do congresso 48 horas antes da data prevista de sua realização, e diz que o partido já vai para o seu VI congresso e que nunca teve problema de dinheiro para realizar o congresso mesmo quando não fazia  parte do governo.

“A alegação do partido não corresponde a verdade porque,  há uma semana,  o presidente interino do PRS, Nicolau dos Santos estava atrás do Palácio da República a pedir ao chefe de Estado que declarasse  estado de emergência ou de calamidade no país, que serveria  de pretexto para o adiamento do congresso, revelou Biote.

O dirigente do PRS acusou  ao Orlando Mendes Viegas, presidente da Comissão Organizadora do Congresso e Nicolau dos Santos de estarem a destruir o partido à mando de Alberto Nambeia que diz estar a “telecomandar a Comissão à distância, por  interesses inconfessos”.

Certório Biote disse que os estatutos não estão a ser respeitados e afirma que pior de tudo: “inventaram algo que não está nos Estatutos, em como Alberto Nambeia deve participar na votação remotamente para que os militante possam votar nele”.

Sem indicar o nome disse que um dos vice-presidentes do partido apelou  aos delegados para aceitarem essa possibilidade.

Biote defendeu a exclusão da candidatura de Alberto Nambeia, com alegações de que “ não fez a campanha para apresentar aos delegados o seu projecto, devido o seu estado de saúde”. ANG/O Democrata

 

Sem comentários:

Enviar um comentário