sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Mensagem à Nação/”Vamos saber acautelar todos os nossos legítimos interesses nacionais”, diz  Presidente da República

Bissau,31 Dez 21(ANG) – O Presidente da República defendeu ,em mensagem a Nação, que a  Guiné-Bissau precisa de unidade nacional  e do esforço construtivo de todos os seus filhos e não  de crises políticas.

“A Guiné-Bissau ainda não perdeu e nem perderá um único barril do seu petróleo quando se passar da fase de prospecção para a de exploração propriamente dita.

Vamos saber acautelar devidamente todos os nossos legítimos interesses nacionais”, garantiu o Chefe de Estado na tradicional  mansagem à Nação por ocasião de fim de ano.

O chefe de Estado exaltou a diplomacia activa feita em 2021 em prol  do desenvolvmento do país.

Disse que, tanto na CEDEAO como UEMOA, a Guiné-Bissau restaurou plenamente a sua credibilidade, como Estado membro e passou a ter uma voz activa na agenda dessas instituições.

“A Guiné-Bissau conseguiu projectar-se de novo, atraíndo as atenções, o interesse e a confiança de importantes parceiros de desenvolvimento”, enalteceu o Presidente da República.

“Num ano de grandes sucessos que foram alcançados, onde a Guiné-Bissau mais precisava de restaurar a sua imagem na comunidade internacional, nem todos quiseram acompanhar esta nova dinâmica que, como todos sabem, já não se verificava há décadas”, realçou.

Declarou que, ontem a Guiné-Bissau era desprezada, frisando que, hoje o país é elogiado por insuspeitos observadores internacionais.

“Não ajudou a Guiné-Bissau, por exemplo a decisão de internacionalizar o chamado “caso do avião airbus”, que, depois, terminou num grande fiasco. E como se isso não bastasse, agarraram-se agora ao acordo de Gestão e Exploração da Zona Conjunta entre a Guiné-Bissau  e o Senegal com um foco  na chamada “questão do petróleo”.

Umaro Sissoco Embalo disse que 2021 foi de grandes desafios, frisando que, infelizmente, o mundo continua a enfrentar a pandemia da Covid-19 e a perda de milhões de vidas humanas.

Acrescentou que a pandemia, que se arrasta há dois anos, ainda não foi vencida, e que para além de perdas de vidas humanas, continua a ter um impacto económico e social muito grande.

Umaro Sissoco Embalo sublinhou que, numa conjuntura internacional e interna que todos reconhecem ser  muito difícil, o Governo foi capaz de pagar regularmente os salários aos servidores do Estado.

Referiu  ainda que o executivo foi capaz de lançar um programa ambicioso de obras públicas, nomeadamente de requalificação de estradas urbanas e reabilitação de pistas rurais com impacto positivo na mobilidade das pessoa, no comércio, na coesão social e territorial do país.

“O recente lançamento do projecto  de Porto de Buba e a instalação das linhas de interconexão sub-regional do grande projecto de energia electrica da OMVG abrem novas e boas perspectivas para o desenvolvimento económico e social do país”, afirmou.

O Presidente da República disse que para a concretização desses projectos, é preciso enfrentar, com muita determinação, a corrupção e a ameaça que no país representa o tráfico internacional de drogas.

“O nosso ambiente institucional que resultou da reestruturação e nas recentes mudanças no Supremo Tribunal de Justiça, no Ministério Público e no Tribunal de Contas, vai permitir aumentar a eficâcia do combate que estamos a desenvolver contra a corrupção e o narcotráfico”, salientou.

Segundo Cissoco Embaló, a corrupção tornou-se uma das maiores preocupações dos guineenses o que, por si só, é fundamento para que a luta contra esse flagelo seja uma das suas prioridades,e reafirma  que, não vão, de modo algum, permitir que a corrupção ponha em causa os alicerces do desenvolvimento da Guiné-Bissau.

ANG/ÂC//SG

 

1 comentário:

  1. Infelizmente governo,anp y presidencia continua na ca leba nconta a pertinencia y urgencia de implementacon de autarquias locals (realizacon de eleicoes autarquicas)y fecho de 3 ciclo de democratizacon y consolidacon de democracia na pais.

    ResponderEliminar