terça-feira, 30 de agosto de 2022

Angola/Oposição  formula protestos na justiça para contrapor vitória do MPLA

Bissau, 30 Ago 22 (ANG)- A oposição angolana reclama, em bloco, os resultados eleitorais que reconduzem, com 51,17 % votos, o candidato do Movimento Popular de Libertação de Angola, o MPLA, para mais um mandato de cinco anos. 

A UNITA, a CASA-CE e o PRS “direccionam” a contestação dos resultados de 24 de Agosto para o Tribunal Constitucional nas vestes de Tribunal Eleitoral.

Os partidos políticos da oposição garantem recorrer à justiça angolana para contestar as eleições ganhas pelos “camaradas”, de acordo com o anúncio, na segunda-feira, da Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

Com 1,14% dos votos, Benedito Daniel, líder do PRS, não acredita nos resultados eleitorais da província da Lunda Sul, leste de Angola, atribuídos aos renovadores sociais, daí os “votos de protestos” para o Tribunal Constitucional.

Iremos recorrer ao Tribunal Constitucional, por forma a que possamos conferir as actas e os resultados que nos foram atribuídos “, advertiu o presidente do Partido de Renovação Social (PRS).

A CASA-CE, uma formação que não conseguiu reeleger nenhum parlamentar, vai, igualmente, ao tribunal reclamar a perda de dezasseis deputados, segundo Cesinanda Xavier, vice-presidente da formação política de Manuel Fernandes.

Solicitamos à CNE, para que afixe as actas. Caso não tenhamos respaldo junto da CNE, nós iremos recorrer àquelas instituições competentes ainda que tenhamos que entrar no contencioso junto do Tribunal Constitucional

Entretanto, a UNITA, segundo partido mais votado com 43,95% votos, também, dúvida da vitória do MPLA. Álvaro Chikuamanga, secretário-geral do “Galo Negro”, promete usar todos os meios à disposição, para que verdade eleitoral e a vontade do povo expressa nas urnas prevaleçam.

A UNITA reitera que não reconhece os resultados indicados pela CNE, enquanto não forem decididas as reclamações já em sua posse. Neste contexto aproveita informar a opinião nacional e internacional que dentro dos prazos legais fará entrada de uma reclamação que terá os efeitos suspensivos da Declaração dos resultados definitivos apresentado pela Comissão Nacional Eleitoral”, disse o político, em declaração de protesto enviada à comunicação social.

A UNITA lamentou, ainda, por não ter sido notificada da decisão da Comissão Nacional Eleitoral e que tomou conhecimento dos resultados definitivos das eleições gerais, através da comunicação social. ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário