terça-feira, 16 de agosto de 2022


Sociedade
/Apresentado hoje em Bissau Projecto da paz “Kassumaiaku” da autoria da Lizidória Mendes

Bissau, 16 Ago 22 (ANG) – O Projecto da paz, denominado “Kassumaiaku” que ficou na segunda posição do “Concurso Internacional  de Exelência em Liderança Feminina”, realizado no passado dia 18 Fevereiro, na Costa de Marfim, foi hoje apresentado em Bissau

“Kassumaiaku” da autoria de Lizidória Mendes, é um projecto de advogacia para promoção da paz, consolidação e sua construção na Guiné-Bissau, com o objectivo de promover a paz como uma via sustentável para o desenvolvimento.

O projecto terá a duração de 10 meses e vai ser implementada em três regiões: Bissau, Bafatá e Cacheu.

“Pretende-se ainda promover a mudança na dinâmica do uso das redes sociais e té-las como instrumento de promoção da paz e da educação, para uma comunicação não violenta”, disse Lizidória.

Kassumaiaku conta com a parceria da União Europeia, representada na cerimónia pela Embaixadora Sónia Neto.

Segundo a diplomata, a paz e segurança serão  prioridades na programação  2021-2027 da UE para a Guiné-Bissau, que pretente aproximar a segurança e  justiça aos cidadãos, reforçando as instituições do Estado de direito.

“Tal como  “Kassumaiaku”, a União Europeia promove o papel das mulheres na prevenção e resolução de conflitos, negociações de paz e manutenção da paz”, realçou Sónia Neto.

Segundo Sonia Neto, a mulher guineense desempenha um papel fundamental no processo da construção e consolidação da paz,para além da sua posição social, enquanto promotor do diálogo permanente nas suas comunidades.

ANG/LPG//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário