terça-feira, 16 de agosto de 2022

Sociedade/ Governo promete acompanhar implementação do Projecto de Paz “Kassumaiaku”


Bissau, 16 Ago 22 (ANG) - O Secretário de Estado da Juventude e Formação Profissional reiteirou o engajamento do Governo através do Ministério da Cultura, Juventude e Desporto de acompanhar a Juventude e neste caso o projecto de Paz “Kassumaiaku”, para que
  tenha impactos positivos nas regiões onde vai ser implementado.

Agostinho N´tante Djú que falava hoje durante a apresentação do Projecto da Paz “Kassumaiaku”, da autoria da cidadã guineense, Lizidória Mendes, sustentou  que vive-se momentos muito criticos, com desafios globais que ameaçam seriamente a paz e estabilidade das nações.

Neste contexto,segundo Djú, os jovens e as mulheres que constituem a maioria da população, podem jogar um papel fundamental na consolidação da paz e coesão nacional, através da superação dos desafios, criação de projectos  para mudanças positivas num  país.

“Por exemplo, além de incentivar a participação ativa da comunidade podem contribuir para a formação de futuros líderes.

Para o Vice-presendente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, Victorino Indeque, o Kassumaiaku vai reforçar  muitos outros projetos de paz, nomeadamente  “ No Sunha paz” e “ No kudji paz”, que  visam promover o fim do extremismo violento e contribuir para a consolidação da paz e coesão nacional, através do reforço da participação civica, trabalho em rede e estabelecer parceria estratégicas entre as organizações da sociedade civil e as instituições do Estado.

Indeque sublinhou  que a Guiné-Bissau é fustigada pelas recorrentes instabilidades politicas e social desde a sua independencia , situação agravada pelo conflito politico militar de 1998, pondo o país numa situação de vulnerabilidade.

“Para ter a paz precisamos de reconhecer, publicamente, que no passado fizemos coisas condenáveis, e comprometermos que nunca mais vamos repetir os mesmos erros e que todas as divergência e contradições entre as forças vivas da nação serão dirimidas através de um diálogo franco e aberto ou pela  justiça”, disse Victorino Indeque.

O projecto de paz “ kassumaiaku” foi hoje apresentado em Bissau e conta com parceria da União Europeia e visa promover a paz como uma via sustentável para o desenvolvimento. ANG/LPG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário