sexta-feira, 19 de agosto de 2022

CEDEAO/Banjul acolhe reunião deslocalizada da Comissão Mista para Assuntos Políticos da organização

Bissau,19 Ago 22(ANG) – A cidade de Banjul(Gâmbia) acolhe desde terça-feira, (16), a reunião deslocalizada da Comissão Mista para Assuntos Políticos, Paz, Segurança, Jurídicos, Direitos Humanos, Sociais, Gênero e Promoção da Mulher, no espaço da CEDEAO.

Esses parlamentares vão estar reunidos  até sexta-feira, 20 de Agosto, e na agenda dos trabalhos figuram  a segurança, democracia e boa governação no espaço comunitário.

Sob o tema, “Os textos comunitários em matéria de paz, da segurança, da democracia, de direitos humanos e da boa governação: desafios na implementação e o papel de controlo do Parlamento da CEDEAO”, o encontro de banjul deve terminar com a produção de recomendações finais.

Ao presidir a cerimónia de abertura, a deputada guineense Adja Satú Camará, vice-presidente da organização, apelou aos seus pares para não cruzarem os braços perante as necessidades de indicar soluções para as dificuldades com que as populações da sub região se confrontam.

A cerimónia de abertura ficou ainda marcada com as intervenções do Presidente do parlamento da Gâmbia, Fabacary Tombong e do ministro gambiano dos Negócios Estrangeiros, Mamadou Tangar, que agradeceram a escolha de Banjul para o encontro e realçaram o exemplo da estabilidade que o seu país está a dar na sub região oeste africana.

O parlamento da CEDEAO é constituído por 115 deputados, a Guiné -Bissau e Cabo Verde são os países lusófonos integrantes desta instituição.

 
Mamadú Candé da TGB, em serviço especial para a ANG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário