terça-feira, 16 de agosto de 2022


Saúde Militar
/Estado-maior General das Forças Armadas capacita elementos da Polícia Militar em matéria de saúde operacional

Bissau, 16 Ago 22(ANG) – O Estado-maior General das Forças Armadas(CEMGFA),  promoveu hoje uma acção de capacitação de 15 elementos da Polícia Militar(PM) na área de saúde  operacional, da emergência  e socorro em combate , e terá duração de quatro dias.

Na cerimónia de abertura do acto,  em representação do CEMGFA, Samuel Fernandes disse que o curso de socorro é de “suma inportância”  sobretudo quando “eles” enquanto soldados ou tropas devem estar empenhados numa missão onde podem sofrer qualquer lesão ou atingidos por bala inimiga.

 Segundo  o Chefe de Divisão de Saúde Militar, Quinhim Nantote, as Forças Armadas têm uma estrutura de saúde chamada  de operacional que é instalada  na linha de frente  e que difere  da saúde pública em termos de atendimento.

Quinhim Nantote disse não se tratar de preparação de  técnicos para a guerra, mas sim, para para uma missão de paz ou para socorrer a população em qualquer altura.

Aquele responsável  disse que a referida formação será alargada para todas as unidades militares, paramilitares, confissões religiosas e a sociedade civil,  em todo o pais.

Esta é a primeira formação dos militares guineense na matéria da saúde operacional fruto de acordo  de cooperação no domínio ajuda  militar solidária com as Forças Armadas portuguesas. ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário