quarta-feira, 1 de dezembro de 2021


Pescas
/Secretário-geral adverte aos armadores que vão  ser intrangigentes  no cumprimento da regulamentação sobre as capturas

Bissau,01 Dez 21(ANG) - O Secretário-geral do Ministério das Pescas afirmou que  doravante serão intransigentes na observação da lei sobre o tamanho de peixe cuja captura é permitida assim como às outras ilicitudes que são negativas ao ecossistema marinho e a biodiversidade.

Maurício Sanca falava segunda-feira, na cerimónia de abertura do ateliê de apresentação dos resultados da campanha de investigação científica na Zona Económica Exclusiva (ZEE).

A referida campanha denominada  “Campanha de Seletividade de Arrasto de Fundo” teve a duração de 20 dias e foi realizada em parceria com uma empresa espanhola de investigação “ANACEF”.   

Segundo Maurício Sanca, a campanha detetou na descarga do pescado para o abastecimento do mercado nacional uma elevada percentagem de peixes  de tamanhos pequenos, não permitidos.

O Secretário-geral do Ministério das Pescas pediu mais empenho dos departamentos de investigação e de vigilância, no sentido de reforçarem as medidas de controlo das capturas, tanto no mar como nos portos.

Reafirmou  que o setor das pescas é uma das apostas do governo para o desenvolvimento económico, acrescentando que a Campanha vem reforçar as medidas adotadas pelo governo. 

O Diretor-geral do Centro de Investigação Pesqueira Aplicada (CIPA), Jeremias Francisco Intchama disse que o estudo permite comparar as dimensões das espécies alvo obtidas e definir  as caraterísticas das artes de pesca que incidem sobre a faixa populacional, com o objetivo de assegurar  uma exploração racional e sustentável do sector.

“A população precisa perceber que os recursos pesqueiros acabam. Precisam conhecer ideias inovadoras de gestão dos recursos pesqueiros para que as leis de pescas sejam respeitadas, sobretudo em relação ao período de repouso biológico” sustentou Intchama que acrescentou  que os resultados do estudo vão permitir ao governo definir melhor as políticas do setor das pescas.

O ateliê contou com a presença do Embaixador da Espanha no país, António Gonzalez Zavala.ANG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário