quinta-feira, 23 de março de 2017

Banco Mundial

                            Financiamento recorde para a região

Bissau, 23 Mar 17 (ANG) - O presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, anunciou quarta-feira, em Baden Baden, província da Alemanha,  57 mil milhões de dólares como financiamento para os países da África subsaariana nos próximos três anos fiscais.

Com este compromisso, explicou Jim Yong Kim, o Banco Mundial pretende trabalhar com os países, líderes e povos  africanos na expansão de programas em áreas como a educação, serviços básicos de saúde, água potável e saneamento, agricultura, ambiente de negócios, infraestruturas e reforma institucional. 

Jim Yong Kim referiu que os fundos também vão servir para aumentar investimentos e reduzir riscos associados a participação do sector privado na aceleração do crescimento e desenvolvimento.

“Isso representa uma oportunidade para mudar a trajetória de desenvolvimento dos países da região”, sublinhou Jim Yong Kim.


 Com vista a enfatizar o apoio da instituição financeira, Jim Yong Kim está a efectuar um périplo com passagem pelo Ruanda e Tanzânia.

A decisão foi tomada após a reunião com os ministros das finanças e governadores dos bancos centrais do G20, refere um comunicado da instituição financeira. 


A maior parte do financiamento, 45 mil milhões de dólares, vem da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), o  fundo do Grupo Banco Mundial para os países mais pobres.

O financiamento à África Subsaariana inclui também uma estimativa de oito mil milhões em investimentos do sector privado da Corporação Financeira Internacional (IFC), uma divisão do sector privado do Grupo Banco Mundial.


E quatro mil milhões em financiamento do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento, uma divisão não concessionária do sector público. 

Em Dezembro, os parceiros de desenvolvimento acordaram um valor recorde de 75 mil milhões para a Associação Internacional de Desenvolvimento, um aumento baseado numa iniciativa inovadora para juntar as contribuições dos doadores para esta associação com os recursos internos do Banco Mundial e com os recursos captados nos mercados de capitais.
 

Espera-se que 60 por cento do financiamento da Associação Internacional de 
 Desenvolvimento sejam destinados à África Subsaariana, onde está mais de metade dos países elegíveis ao financiamento da associação, que vai estar disponível para o período conhecido como IDA18, que vai de 1 de Julho de 2017 a 30 de Junho de 2020.
ANG/JA

Sem comentários:

Enviar um comentário