Financiamento recorde para a região
Bissau, 23 Mar 17 (ANG) - O presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, anunciou quarta-feira, em Baden Baden, província da Alemanha, 57 mil milhões de dólares como financiamento para os países da África subsaariana nos próximos três anos fiscais.

Jim Yong Kim referiu que os fundos também vão servir para aumentar investimentos e reduzir riscos associados a participação do sector privado na aceleração do crescimento e desenvolvimento.
“Isso representa uma oportunidade para mudar a trajetória de desenvolvimento dos países da região”, sublinhou Jim Yong Kim.
Com vista a enfatizar o apoio da instituição financeira, Jim Yong Kim está a efectuar um périplo com passagem pelo Ruanda e Tanzânia.
A decisão foi tomada após a reunião com os ministros das finanças e governadores dos bancos centrais do G20, refere um comunicado da instituição financeira.
A maior parte do financiamento, 45 mil milhões de dólares, vem da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), o fundo do Grupo Banco Mundial para os países mais pobres.
O financiamento à África Subsaariana inclui também uma estimativa de oito mil milhões em investimentos do sector privado da Corporação Financeira Internacional (IFC), uma divisão do sector privado do Grupo Banco Mundial.
E quatro mil milhões em financiamento do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento, uma divisão não concessionária do sector público.
Em Dezembro, os parceiros de desenvolvimento acordaram um valor recorde de 75 mil milhões para a Associação Internacional de Desenvolvimento, um aumento baseado numa iniciativa inovadora para juntar as contribuições dos doadores para esta associação com os recursos internos do Banco Mundial e com os recursos captados nos mercados de capitais.
Espera-se que 60 por cento do financiamento da Associação Internacional de
Desenvolvimento sejam destinados à África Subsaariana, onde está mais de metade dos países elegíveis ao financiamento da associação, que vai estar disponível para o período conhecido como IDA18, que vai de 1 de Julho de 2017 a 30 de Junho de 2020.
ANG/JA
Sem comentários:
Enviar um comentário