segunda-feira, 27 de março de 2017

Presidência Aberta



Iniciadas obras de construção da estrada Buba/Catio 

Batambali, 27 Mar 17 (ANG) - O Presidente da República, José Mário Vaz presidiu sáábado o lançamento da pedra para o alargamento e alcatroamento da estrada que liga Buba, na região de Quinara à Catio, na de Tombali, numa extensão de 60 quilómetros.

A nova obra, financiada pelo Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD) num montante de cerca de 25 mil milhões de Francos CFA, multiplas vezes adiada pelos sucessivos governos, conta com o revestimento de uma camada de até cinco centímetros além de duas bermas com pelo menos dois metros de largura.
Os trabalhos, que vão durar 22 meses, estão sendo executados pela empresa argelina "Arezki SA", e vão contemplar ainda a criação de uma portagem em Batambali e melhoria das estradas urbanas das duas cidades.
Na cerimónia de lançamento da primeira pedra deste empreendimento, O presidente José Mário Vaz sublinhou que a nova infraestrutura será  uma nova oportunidade para a melhoria da vidas das populações locais e da economia das duas regiões.
"Mas só se efectivará- essa melhoria- quando houver outras acções que a capitalize", avisou o chefe de Estado referindo-se, nomeadamente, a criacao de um processo de desenvolvimento integrado que passa pelo investimento produtivo capaz de criar riquezas para o povo do sul.
Para tal, José Mário Vaz exortou à todos sobre a necessidade de trabalharem mais, ou seja, pôr a  “Mão na Lama", a fim de tirar proveito desta  infraestrutura.
Lembrou que Catio esteve durante muitos anos isolada do resto do país  por falta de acesso e, desta forma, excluida do seu desenvolvimento. Citou as várias tentativas efectuadas pelos sucessivos governos no sentido da construção daquela via que, no entanto, devido a varias razões, explicou JOMAV, não resultaram.
"Enquanto Presidente da Republica, garanto-vos que tudo farei para que esta obra chegue ao fim e para que em Abril de 2019 voltemos a reencontrar aqui para a sua inauguração", declarou.
O chefe de estado exortou as populações das duas regiões a estarem vigilantes e denunciarem qualquer irregularidade que não esteja previsto no caderno de encargo do projecto.
A concluir, destacou ser seu desejo e obrigação devolver  à zona sul  a condição de maior celeiro do país e agradeceu a UEMOA e o BOAD pelo acompanhemento às autoridades guineenses "nesta caminhada" de reducao da pobreza e promocao do bem-estar da população.
A cerimónia contou com presença de membros do governo, representantes do corpo diplomático, deputados eleitos nas duas regiões, antigos combatentes da liberdade da pátria e a população local que afluiu em massa. ANG/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário