quarta-feira, 29 de março de 2017

Eleições no STJ


Presidente do Parlamento preocupado com alegado “aliciamento” de magistrados

Bissau, 29 Mar 17 (ANG) – O Presidente do Parlamento disse estar preocupado com as denúncias públicas, segundo as quais, têm sucedido investidas do poder político no aliciamento de magistrados, com vista a manipulação do processo eleitoral” no Supremo Tribunal de Justiça.

 Cipriano Cassamá manifestou as suas preocupações, quando presidia o acto de apresentação pública do Relatório das Eleições Presidenciais e Legislativas de 2014 , pela Comissão Nacional de Eleições.

“Aproveito desta forma para apelar à todos os actores políticos a se abstiverem de condutas que possam inquinar o referido processo eleitoral, sob pena de colocarmos em causa os pilares em que se alicerçam o nosso Estado de Direito”, acrescenta o líder da Assembleia Nacional Pupular (Parlamento).

O Presidente Cessante do Supremo Tribunal de Justiça, Paulo Sanhá, durante a apresentação da sua recandidatura, na semana passada, denunciou a alegada interferência do poder político no processo eleitoral em curso nesta instância suprema da justiça guineense.

A eleição para a escolha de novos Presidente e Vice-Presidente do Supremo Tribunal de Justiça terá lugar no dia quatro de Abril.

Concorrem para o cargo de Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, os Juízes Conselheiros, Paulo Sanhá, Presidente cessante e Mamadú Saido Baldé. 

O Relatório de Eleições gerais de 2014, apresentado  terça-feira  em Bissaau, recomenda ao poder político a revisão da Lei Eleitoral relativa ao número de mandatos por circulos eleitorais, com vista a garantir a “verdadeira” justiça eleitoral.
ANG/QC /SG 

Sem comentários:

Enviar um comentário