quarta-feira, 29 de março de 2017

Costa do marfim



Ex-primeira-dama  absolvida de crimes contra a humanidade

Bissau, 29 Mar 17 (ANG) -  Simone Gbabo, julgada em maio de 2016, sob a acusação de crimes contra a humanidade e crimes de guerra, foi absolvida na terça-feira, 28 de março, pelo Tribunal de Abidjan Assize.

O procurador tinha pedido uma sentença de prisão perpétua para a ex primeira-dama da Costa do Marfim pelo seu papel na onda de violência pós-eleição de 2010.

“A maioria do júri declarou Simone Gbagbo não culpada dos crimes que lhe eram imputados, absolvendo-a e ordenou a sua libertação imediata, caso não esteja presa por outras causas”, afirmou o juiz Kouadjo Boiqui, presidente do Tribunal Criminal.

Simone Gbagbo já está a cumprir uma sentença de 20 anos de prisão por “colocar em perigo a segurança de Estado” em 2015.

As partes têm “60 dias para apresentar um recurso da decisão”, disse o juiz, depois de seis horas de deliberação dos seis jurados.

A acusação responsabiliza a ex-primeira-dama  por abusos perpetrados pelas Forças Armadas e por grupos paramilitares leais ao regime do seu marido, Laurent Gbagbo, que está a ser julgado pelos mesmos fatos em Haia.


Simone Gbagbo, ausente nas audiências desde novembro de 2016, não compareceu ao veredicto. 

ANG/e-global.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário