terça-feira, 21 de março de 2017

Ensino Público/Tombali



Director Regional lamenta falta de Centro de Formação Técnico- Profissional

Bissau, 21 Mar 17 (ANG) –  O  Director Regional de Educação de Tombali, sul do país, lamentou este fim de semana a falta de Centro de Formação Técnico e Profissional  para centenas de alunos daquele região que no ano letivo 2015/ 2016 concluíram o 12º ano, sem alternativa de continuar os seus estudos.

Citado pela Rádio Sol Mansi, Anssumane Sanhá que falava num jumbai temático sobre a educação disse que no ano letivo 2015/ 2016 mais de 180 alunos do Liceu Regional de Catió "Aureolino Cruz" da região de Tombali  concluíram o 12/o ano, mas que até agora não podem continuar os seus estudos devido a falta de Centro de Formação Técnico-Profissional .           
                         
Sanha sustentou que qualquer aluno que concluir o 12 º ano para ter um  emprego neste , de acordo com a sua opção, necessita de fazer uma formação Técnico- Profissional para se enquadrar no mercado de trabalho.   

O responsável Regional de Educação de Tombali informou que vai fazer um pedido de  financiamento específico ao Ministério da Educação Nacional no sentido de apoiar na reabilitação do Centro de Formação Técnico-Profissional local que se encontra em  estado de abandono há muito tempo.

O referido centro não funciona há mais de  15 anos, o que terá estado na origem do êxodo de jovens de Catio para Bissau, a fim de prosseguirem os seus estudos, sobretudo aqueles cujas familias têm possibilidades financeiras. 
ANG/ PFC/SG              

Sem comentários:

Enviar um comentário