quinta-feira, 30 de março de 2017

India



Estudantes guineenses sentem-se ameaçados com situação de xenofobia 

Bissau, 30 Mar 17 (ANG) – Os estudantes guineenses sentem-se ameaçados com a situação de xenofobia de que os africanos estão a ser alvos nos últimos dias naquele país.

A preocupação foi manifestada hoje por um dos estudantes naquele país Asiático, Jenny Tavares, em declarações  à Rádio Difusão Nacional (RDN).

Disse que tudo começou após a morte de um estudante indiano que vivia com africanos, e que  os familiares da vítima  torturam um nigeriano acusando-o de ser o fornecedor de drogas ao malogrado.

De acordo com Jenny Tavares o jovem nigeriano foi preso e os restantes colegas decidiram fazer uma marcha de protesto que levou a soltura do nigeriano.

Afirmou que os familiares da vítima inconformados com a justiça decidiram pagar um grupo de “supostos bandidos” para atacar e matar todos os estudantes africanos.

“Contudo nós os estudantes guineenses ainda não fomos alvo deste acto hostil, e ainda que estamos a receber assistência alimentar e de água potável por parte de alguns colegas, professores e amigos porque estamos abrigados nas nossas residências”, informou.

Jenny Tavares pediu a intervenção das autoridades de Bissau e todos os guineenses em geral para accionarem medidas para estancar a violência de que os estudantes africanos estão a ser alvos.

A RDN contactou o Secretário de Estado das Comunidades, que prometeu reagir sobre o assunto, mas sabe-se que o embaixador da Guiné-Bissau na República Popular da China, Malam Sambú que representa o país na região Asiática já está a diligenciar no sentido de proteger os estudantes guineense de eventuais  ataques. 
ANG/JD/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário