terça-feira, 7 de março de 2017

Gênero


Presidente do Instituto da Mulher e Criança defende necessidade de reforço do debate sobre igualdade de gêneros

Bissau, 07 Mar 17 (ANG) – A presidente do Instituto da Mulher e Criança defendeu segunda-feira a igualdade de gêneros no exercício de cargos políticos, tendo criticado que muitos compromissos em relação a mulher nao estão a ser honrados.

Nhima Seidi falava num atêlie de verificação e validação da proposta de equidade e igualdade de género que se pretende submeter ao governo para eventual aprovação.

“Na Guiné-Bissau verificamos muitos aspectos negativos principalmente no que concerne a igualdade do gênero. Todos nós sabemos que as mulheres também são capazes de fazer algo para o bem do país e que assim sendo não devem ficar de fora em qualquer que seja a governação”, refere a Presidente do IMC.

Acrescentou que a Declaração de Canchungo que também falava da igualdade de gênero não está a ser implementada na prática, acrescentando que, por isso pretendem reforçar o assunto de igualdade de gênero na Guiné-Bissau.

“Na prática vimos um homem à dirigir o Ministério da Mulher Família e Coesão Social no actual governo de Umaro Sissoco Embaló. Agora pergunto porquê que uma mulher não pode ser colocada no Ministério de Negócios Estrangeiros ou Finanças”, questionou Nhima Seide.

Aquela responsável manifestou a determinação de lutar, sem tréguas, para o bem-estar da mulher guineense e da sociedade em geral, justificando que o futuro da Guiné-Bissau reside num trabalho comum e que por isso as mulheres não devem ser esquecidas ou ignoradas.


ANG/AALS/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário