sexta-feira, 31 de março de 2017

Festival de Bubaque


Secretário executivo da comissão organizadora confirma realização do evento entre  14 e 16 de Abril 

Bissau, 31 Mar 17 (ANG) -  O Secretário executivo da comissão organizadora confirmou a realização da VIIIª Edição do festival de Bubaque, entre os dias 14 e 16  de Abril do ano em curso no mesmo sector.
Músico José Manuel Fortes

Em declarações à Agência de Notícias da Guiné- ANG, José Manuel Fortes disse que o governo, através do Ministério do Turismo prometeu disponibilizar meios financeiros para realização do  evento cultural.

Instado a falar do orçamento que a comissão prevê para o festival José Manuel Fortes recusou revelar o montante, informando que houve uma redução orçamental em relação ao ano passado por causa das dificuldades que o país enfrenta.

Quanto a participação de artistas estrangeiros no festival, o secretário executivo da comissão admitiu a possibilidade da realização do evento apenas  com os músicos nacionais, devido à problemas financeiros.

Interrogado sobre a situação da falta dos meios de transporte de Bissau para Bubaque, José Manuel Fortes disse que recebeu as garantias da parte do governo, através do ministro do Turismo de que está, para breve, a chegada ao país, de um barco que irá  transportar as pessoas durante este período.

Em relação a iniciativa  do artista guineense, Justino Delgado de realizar um outro festival paralelo em Bubaque,no mesmo periodo, disse que qualquer guineesne pode realizar festival se quiser, mas deve ser com outro nome, caso contrário irão acionar mecanismos legais para reclamar a autoria do evento.

Para evitar situações de conflito José Manuel Fortes sugere que seja  criada um regulamento na Direção Geral de Cultura para definir quem deve organizar festivais.

O Secretário executivo da comissão organizadora do festival de Bubaque pede a participação massiva dos guineenses no evento, e disse que reserva várias surpresas.

O festival de Bubaque conta com as parcerias do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP), da Agência Suiça para o Desenvolvimento (Swissaid), Cruz Vermelha, entre outros.  
ANG/LPG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário