quarta-feira, 29 de março de 2017

Jordânia


Cimeira da Liga Árabe procura consenso sobre Estado Palestiniano

Bissau , 29 Mar 17 (ANG)- Os líderes árabes presentes na Jordânia para a cimeira da Liga Árabe esta quarta-feira têm como principal objectivo o reafirmar do comprometimento com a criação do Estado Palestiniano, algo posto em causa por afirmações do Presidente  norte americano Donald Trump no último mês.

Na Cimeira do Mar Morto são esperados vários líderes árabes divididos em questões centrais da situação política do Médio Oriente, como o papel regional do Irão ou as guerras na Síria e no Iémen.

O apoio à solução dos dois Estado no conflito Israelo-Palestiniano será um dos poucos pontos em comum que todos os participantes da reunião na Jordânia partilham.

“Estamos a trabalhar para a criação de um consenso Árabe no dossier da Palestina, de forma a que isso se reflicta claramente nas discussões dos Estados Árabes e os seus líderes com a nova administração norte-americana”, referiu o ministro dos negócios estrangeiros palestiniano Riyad al-Maliki.

Antes da tomada de posse, Donald Trump prometeu alterar a localização da Embaixada norte-americana em Israel de Tel-Aviv para Jerusalém, algo totalmente rejeitado pelos estados Árabes, uma vez que significaria o reconhecimento da soberania israelita sobre Jerusalém.

O processo de paz entre Israel e Palestina está congelado desde 2014.

ANG/ e-Global Notícias em Português




Sem comentários:

Enviar um comentário