terça-feira, 7 de março de 2017

Ensino público


Sindicatos do sector entregam novo Caderno Reivindicativo ao Governo

Bissau, 07 Mar 17 (ANG) – Os dois sindicatos do sector educativo entregaram hoje um novo Caderno Reivindicativo ao governo,através do qual exigem, entre outras, o pagamento das dívidas em atraso e dos retroactivos.

Segundo o documento à que a ANG teve hoje acesso, o Sindicato Nacional dos Professores (Sinaprof) e o Sindicato Democrático dos Professores (Sinaprof), exigem igualmente a validação e aprovação do Estatuto da Carreira Docente publicado no Boletim Oficial do dia 29 de Março de 2011.

No documento, os dois sindicatos exigem ainda que o Estatuto de Carreira Docente constasse no Orçamento Geral de Estado de 2017, a adotação de Caixas Fúnebres aos professores, construção das infra-estruturas escolares apropriadas, melhoria de condições de trabalho e de capacitações dos professores de todas as categorias, através dos seminários.

 “A educação é a arma poderosa que podemos usar para o desenvolvimento da nossa pátria, mas ela nunca foi prioridade de nenhum governo. Portanto devemos levar a cabo uma luta na base de transparência com o objectivo de desenvolver o país”, lê-se no  documento .

As duas organizações sindicais acreditam que a melhor qualidade de ensino significa, um investimento no sector educativo, e ter docentes de qualidade.

“As nossas acções de luta laboral não são actos de guerra mas sim  o único caminho que os governantes nos deixam para reivindicar os nossos direitos”, informam.

Os dois sindicatos manifestaram a total disponibilidade de encetar  um diálogo aberto e franco com o patronato, considerando-o como a via de resolução de qualquer conflito. 

ANG/AALS/ÂC/JAM/SG






Sem comentários:

Enviar um comentário