segunda-feira, 13 de março de 2017

Política


PAIGC condena “declarações” do Ministério do Interior em Gabú

Bissau, 13 Mar 17 (ANG) – O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo verde (PAIGC) condenou, este domingo, as “declarações” do Ministro do Interior em Gabú, segundo as quais, este “vai trazer jovens locais para Bissau para tomarem de assalto o Parlamento e a sede do PAIGC”.

Segundo um comunicado lido pelo Porta-voz do partido, João Bernardo Vieira, o PAIGC promete intentar uma acção judicial contra Botche Candé, por aquilo que chama do “crime público deste governante e político”, durante um comício popular do Presidente da República no leste do país.

“PAIGC vem denunciar, uma vez mais, este convite à violência feita duma forma implícita pelo suposto Ministro de Estado e do Interior, do governo ilegal do Presidente da República, promovendo com total irresponsabilidade, a desordem”, acrescenta Bernardo Vieira.

Por isso, de acordo com o Porta-voz do partido, o PAIGC “apela a todos os dirigentes, militantes, simpatizantes e o povo, em geral, a estarem vigilantes e preparados para defenderem a democracia, o estado do Direito e o próprio PAIGC”.

Botche Candé, antigo membro do Bureau Político do PAIGC, foi sancionado pelo partido com uma suspensão de oito anos, por alegada desobediência as orientações do partido, ao aceitar integrar o actual governo de Umaro Sissoco Embaló.

O Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo verde (PAIGC) é uma das formações políticas com assento parlamentar que considera o actual executivo de “ inconstitucional ”, alegando que o Presidente da República “fez uma nomeação contra a Constituição da República e o Acordo de Conacri”.

ANG/QC/JAM/SG


     

Sem comentários:

Enviar um comentário