terça-feira, 7 de março de 2017

Campanha de caju 2017


“Exportação será feita  com certificado nacional de qualidade da Guiné-Bissau”, diz Jaime Gomes

Bissau, 07 Mar 17 (ANG) - A castanha de caju será exportada este ano com um Certificado Nacional de Qualidade da Guiné-Bissau, disse hoje o presidente da Associação Nacional dos Agriculores da Guiné (ANAG).

Jaime Boles Gomes que falava à imprensa em reacção ao recente anúncio pelo governo do preço minimo de 500 francos cfa ao quilo, na compra junto ao produor, afirmou que o país já dispõe de três laboratórios de análises de qualidade de produtos agrícolas, instaladas na sede da proteção vegetal, por uma empresa vietnamita.

Disse que neste momento estão a formar um grupo de jovens guineenses que irão trabalhar no referido laboratório, adiantando que vai entrar em funcionamento em Maio próximo.

Jaime Boles Gomes garantiu que existe um empresário de nacionalidade vietnamita interessada em comprar cerca de 700 mil toneladas de castanha por ano tendo lamentado que, contudo, o país produz menos desta quantia.

Questionado sobre  o suposto despacho do governo que interdita os estrangeiros a comprarem a castanha das mãos dos produtores, Jaime Boles respondeu que o documento não serve para proibir nem descriminar ninguém, mas sim para fazer cumprir todas as normas legais da campanha do presente ano sem distinção.

Disse ainda que o documento esclarece que o estrangeiro tem que empregar um nacional que será seu intermediário na compra do produto na mão do produtor, não o contrário.

ANG/JD/JAM/SG

  

Sem comentários:

Enviar um comentário