sexta-feira, 24 de março de 2017

Presidência Aberta



Ministro do Interior assume combate "sem tréguas" ao tráfico e consumo de drogas na Guiné-Bissau

Bafatá, 24 Mar 17 (ANG) - O Ministro de Estado  do Interior manifestou hoje em Bafata a determinação do seu pelouro em lutar "sem tréguas" para pôr cobro ao tráfico e consumo de drogas na Guiné-Bissau.
 
Botche Candé que procedia a um balanço preliminar da estada do Presidente da República na região de Bafatá, no quadro da presidência aberta , apontou estupefaciente conhecido por "liamba" como o que mais tem transtornado a mente dos jovens guineenses.

"Dói muito ver os nossos filhos mentalmente perturbados devido à drogas, a se despirem no meio público", lamentou o governante que voltou a considerar ser necessário eliminar o fenómeno na sociedade bem como acabar, também, com o roubo de gado bovino que tem atormentado as populações, sobretudo no interior do pais.

Botche Candé prometeu, em nome do executivo, assumir todas as exigências da comunidade internacional em matéria do combate ao ilícito, tendo para isso solicitado a colaboração de toda a população .

Em termos de balanço da Presidência Aberta disse terem recebido pedidos da população de Bafatá no sentido de todos unirem para pôr cobro a crise política vigente, uma vez que a Guiné-Bissau que "nos" une e é muito maior que qualquer outro factor que esteja a sustentar as divergências que existem  neste momento.

"Essas mensagens convergem inteiramente nos apelos que o próprio Presidente da República tem lançado em diferentes ocasiões: devemos perdoar uns aos outros no sentido de trabalharmos para a paz e o bem-estar de todos", vincou o Ministro do Interior e coordenador das deslocações de José Mário Vaz às regiões do pais.

Explicou terem adoptado uma nova estratégia com vista a facilitar os contactos do Presidente da República, José Mário Vaz às populações, ou seja, os comícios populares e as auscultações junto as forças vivas locais far-se-ão nas capitais das regiões visitadas.

O programa da presidência aberta indica que na etapa seguinte, o chefe de estado deslocar-se-á a Buba, na região de Quinara onde irá presidir um comício popular e, de seguida, proceder a inauguração das obras de construção da estrada que liga esta vila à Catio, na região de Tombali.

As regiões de Oio e Cacheu, no Norte e ainda de Bolama Bijagós, no Sul, serão as próximas etapas desta presidência aberta que já passou por Gabu e Bafatá.  
ANG/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário