segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Segurança sub regional/”Fórum de Dakar vai definir as prioridades de acção comum em África”, diz Umaro Sissoco Embaló

Bissau,06 Dez 21(ANG) – O Presidente da República destacou que o Fórum Internacional de Dakar sobre a Paz e Segurança irá definir, claramente, as prioridades das acções comuns, enquanto africanos, no quadro de um mundo globalizado.

Segundo Umaro Sissoco Embaló, que discursava hoje no Fórum Internacional de Dakar sobre Paz e Segurança em África,   o evento se trata, de um lado, de prosseguir o combate contra a pandemia da Covid-19 que assola o mundo desde o ano passado e que representa uma grande ameaça sanitária sem precedentes.

Por outro lado, diz o chefe de Estado guineense, o Fórum de Dakar vai relançar as economias mundiais, em particular  as africana,s dando uma atenção particular a necesidade da estabilidade  e da segurança na sub região e no continente africano, “condições necessárias para emergência e o seu desenvolvimento sócio-económica”.

“Caros participantes e convidados, como podem constatar, os desafios são enormes e difíceis, mas estou convencido e certo da nossa capacidade de resiliência, assente numa cooperação eficiente entre as forças vivas dos nossos países, sejam elas, Governo, colectividades territoriais, empresários, investidores  ou organizações internacionais”, salientou.

O Presidente da República disse que todos esses desafios serão vencidos somente “se formos capazes de assegurar a estabilidade e a segurança sub- regional, e internacional”.

“A segurança não tem fronteiras, a defesa e a segurança nacionais dependem largamente do contexto securitário sub-regional e regional. Este é o fundamento do nosso Conceito Estratégico de Defesa Nacional na Guiné-Bissau”, salientou.

Umaro Sissco Embalo sublinhou que por essa razão se  apela a comunidade internacional e à todos os Estados membros, à continuar a apoiar os esforços para se garantir a segurança na região do Sahel, nos países costeiros,  e noutras partes da África e do mundo.

O Fórum Internacional de Dakar que decorre entre os dias 6 e 7 do corrente mês, na capital senegalesa, acontece este ano sob o lema “Desafios de Estabilidade e Emergência em Àfrica e um mundo pòs Covid”.

O evento  é organizado pelo Senegal, em parceria com a União Africana e a França, e foi instituído depois da Cimeira África/França, de Dezembro de 2013, com vista a contribuir para uma reflxão e a busca de soluções e acções que criem condições para uma paz e estabilidade duráveis no continente africano.ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário