quarta-feira, 9 de novembro de 2022


Economia
/Coordenador Nacional do Forúm da Justiça Económica Após a Independência do PALOP anuncia  prefinancianmento para construção de hospital de referência no País

Bissau, 09 Nov 22 (ANG) -  O Coordenador Nacional do Forúm da Justiça Económica Após a Independência dos Países Áfricanos de Língua Oficial Portuguêsa (PALOP) anunciou, terça feira,  que a organizaçao  despõe  de um financiamento para a construção de um hospital nacional de referência e para remodelação de oitos hospitais regionais do país.

Foto ilustrativo

Fransuar Dias falava no final da visita de avaliação das condições para a implementação do memorando de entendimento assinado com o governo através de ministro de saúde Dionísio  Cumba, há três meses.

Disse  que o referido projeto pretende também interligar as unidades de pequenos centros hospitalares e reformular os patrões de procedementos do hospital, por forma a saber  como é tratado o paludismo e a febre amarela.

"Já existe um prefinanciamento e agora está sendo avaliado as condições de recolha dos elementos concretos que  permitam fechar este projeto, e no âmbito disso também estamos associado à outro parceiro que vai trabalhar no fornecimento de equipamentos e medicamentos”, revelou Dias.

A Guiné-Bissau, diz Fransuar Dias,  deve aceitar a receber estes financiamentos e celebrar acordos, porque são financiamentos que outros países querem.

Em jeito de balanço das visitas efetuadas,Fransuar Dias  disse que estiveram no Ministério do Turismo e Artesanato onde abordaram com os resposáveis locais   a necessidade de se criar  infra-estruturas eletricas alternativas nas ilhas de Bolama Bijagós e de se definir em que ilhas se deve fazer o turismo.

Questionado se vai ser possível o arranque das  obras de construção do hospital de referência nacional no próximo ano, disse que tudo vai depender do governo, uma vez que o referido hospital não vai ser de gestão puramente pública exepto os pequenos centros que também serão financiados.

Em relação aos hospitais de referência Dias disse que a assistência pode custar valores na ordem de 300 mil francos cfa para pagamento de  cuidados médico e  medicamentosa durante o internamento.

"O problema pode vir a ser a modalidade que será aplicada, e penso que o governo não vai recusar, porque em toda parte do mundo existem escalões nos hospitais, existem hospitais de que o Estado se ocupa que são totalmente públicos  mas existem aqueles que têm gestão simi-público ou privado por causa da qualidade de serviço prestado, e que são procurados em países como  Portugal por exemplo”, disse.

Dionísio Cumba, Ministro da Saúde Pública considera necessário buscar parceiros que vão poder ajudar tal como o Forúm de Justiça Económica que integra vários empresários que pretendem  investir na Guiné-Bissau, segundo diz, par ajudar a crescer a económia do País e criar emprego para os conterrânos.

"Penso que isto é a base que temos que começar a criar. Na área da saúde temos vários quadros que precisamos capacitar e o projeto também está enquadrado neste objetivo do ministério.  E precisamos  ter novas  infra-estruturas sanitárias modernas e hospitais, sobretudo, porque aquilo que temos já ultrapassaram patrões de hospitais atuais. Precisamos de ter hospitais mais modernas e bem equipados com profissionais bem preparados, disse Cumba.

ANG/MI //SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário