segunda-feira, 21 de novembro de 2022


Política
/Domingos Simões Pereira reeleito Presidente do PAIGC com 1.162 votos num universo de 1.268 votantes

Bissau, 21 Nov 22 (ANG) – Domingos Simões Pereira (DSP) foi reeleito no domingo Presidente do Partido Africano da Independência de Guiné e Cabo Verde (PAIGC), com 1.162 votos num universo de 1.268 votantes, no Xº Congresso Ordinário do partido.

Na ocasião, o recém eleito para o seu terceiro mandato, Domingos Simões Pereira, disse que o partido demonstrou, mais uma vez, no congresso, a sua “grandeza”, “democracia” e “pluralidade”.

“Este é o PAIGC a mostrar a sua grandeza, este é o PAIGC da democracia, da abertura, da pluralidade. Todos os quadrantes e todas as sensibilidades do partido tiveram a oportunidade de expressar o seu sentimento, poderam desenvolver uma moção estratégica e apresentaram-na aos delegados”, descreveu o líder dos libertadores.

Para Domingos Simões Pereira, os delegados do congresso quiseram dizer à nação guineense que o PAIGC está pronto para um compromisso de futuro que permita resgatar a desgovernação e derivas, que diz  estar  a acontecer na senda  política nacional.

“Repor à todos os guineenses o direito de sonhar,  trabalhar para o futuro, e o direito ainda de acreditar que é possível vencer”, salientou Simões Pereira. 

Para além de Domingos Simões Pereira, três candidatos derrotados concorreram a liderança do partido, nomeadamente Octávio Lopes que obteve 62 votos, João Bernardo Vieira com 32 votos e por último Edson Araújo, com apenas 04 votos.

Os três  reconheceram o resultado e a vontade expressada pelos congressistas.

Numa curta intervenção, João Bernardo Vieira admitiu que não há vencedor ou vencido num congresso, acrescentando  que o único vencedor é o PAIGC.

 Octávio Lopes declarou que  o processo foi livre justo e transparente,  e diz considerar  que a mensagem política deste congresso é clara, pelo  estará sempre à disposição do partido e do seu presidente.

Apesar de três vezes foi impedido de realizar o seu Congresso por motivo da Covid-19 e de questões judiciais, finalmente a reunião magna dos Libertadores acabou por acontecer entre os dias 18 à 20 de corrente mês sob o lema, “Consolidação da Coesão Interna, à luz do pensamento de Amilcar Cabral, para o resgate do poder popular e promoção do desenvolvimento”. ANG/LLA/ÂC//SG        

 

Sem comentários:

Enviar um comentário