quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Ensino Superior/ Ministro anuncia para Dezembro realização da Conferência Nacional sobre Ensino Superior e Investigação Científica

Bissau, 17 Nov 22 (ANG) – O ministro do Ensino Superior e Investigação Científica anunciou para Dezembro, a realização da Conferência Nacional sobre Ensino Superior e Investigação Científica.

Timóteo Saba Mbundé que fez este anúncio ao falar da homenagem feita ao Presidente da República no 1º Fórum Africano de Inovação e Pesquisa, realizado na Nigéria, disse que nesta conferência vão ser discutidos vários temas  com o intuito de diagnosticar a real situação do ensino guineense e buscar soluções que  conduzirá  a elaboração de uma Agenda Nacional do Ensino Superior de Investigação Científica.

Ao responder a questão sobre a abertura das universidades no interior do país, Timóteo Mbundé disse que esforços estão a ser feitos para o efeito, justificando que existem  alguns constrangimentos ao nível interno, mas diz que  estão  a trabalhar para melhorar o quadro de sistema do ensino superior e investigação científica no país.

De acordo com o ministro, os problemas são crónicos, por isso, é preciso um trabalho muito profundo e sério que irá envolver vários especialistas, intervinientes do setor, agentes públicos e privados, para se  traçar uma agenda que resolva problemas que afetam o sistema do ensino superior. 

Na reunião de Conselho de ministros, o ministro do Ensino Superior e Investigação Científica, Timóteo Saba Mbundé entregou a distinção  feita ao Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, no 1º Fórum Africano de Inovação e Pesquisa, enquanto Presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).   

Saba Mbundé presidiu em repesentação d Presidente Umaro Sissoco Embaló, o referido Fórum e disse que  a homenagem é um reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos pelo chefe de Estado guineense, em prol da restauração da imagem do país na comunidade internacional. ANG/DMG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário