quarta-feira, 23 de novembro de 2022

 
Justiça/"Acusações contra Aristides Gomes são forjadas", diz Carlos Pinto Pereira

Bissau, 23 Nov 22 (ANG) -  O advogado do ex-primeiro-ministro, Aristides Gomes disse que as acusações contra seu cliente são forjadas, uma vez que não foi notificado e acusa o regime de tentava de inviabilizar congresso do PAIGC decorrido entre 18 e 20 do mês em curso.

"Ainda não temos a notificação do despacho, aparentemente terá a ver com um processo, dito de corrupção, que foi aberto de forma completamente forjada em 2021, acusando-o de atos de corrupção”, disse Carlos Pinto Pereira advogado do Aristides Gomes em entrevista à RFI.

Pinto Peereira acrescentou que o processo não conseguiu avançar, referindo que Aristides Gomes esteve algum tempo refugiado nas instalações das Nações Unidas, acabando por sair de Bissau com o apoio das Nações Unidas.

“Hoje, ele regressa voluntariamente, as pessoas sabem que ele está em Bissau, conhecem a sua residência, mas quando o tentam  prendê-lo em pleno decurso do congresso, estão verificados os contornos políticos que isso tem”, disse.

Diz que Aristides Gomes não foi chamado e critica que o Ministério Público funciona por encomendas e contra a lei.

O advogado de Aristides Gomes disse que não está preocupado com a matéria de que o constituinte é acusado mas sim com a forma como se pretende executar o processo podendo pôr em causa a sua integridade física os mesmo a sua vida.

 “Depois da tentativa da sua detenção, ele acabou por sair de forma precipitada, com receio pela sua integridade física e pela sua vida e procurou refúgio”, explicou o advogado,

Carlos Pinto Pereira disse que aguada pela notificação para se comparecer no Ministério público em “condições dignas e com garantias de segurança”.

"Está aqui para responder àquilo que for necessário desde que, repito, as coisas sejam feitas dentro da lei se ele for notificado legalmente para comparecer, assim o fará, disse." ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário