quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Guerra/Reino Unido envia helicópteros militares pela primeira vez à Ucrânia

Bissau, 24 Nov 22 (ANG) - O Reino Unido está a enviar um conjunto de helicópteros de combate para a Ucrânia, a notícia foi avançada pelo ministro da Defesa britânico, Ben Wallace, em Oslo, capital da Noruega.

 

 

Em Oslo, o ministro da Defesa britânico vai reunir-se com os aliados da OTAN para discutir o apoio militar contínuo a Kiev.

Três helicópteros Sea Kings, que serviram às forças britânicas em 2018, vão ser fornecidos à Ucrânia e, de acordo com a BBC, o primeiro já terá chegado a território ucraniano.

No último mês e meio, as tripulações ucranianas foram treinadas no Reino Unido para pilotar e manter a aeronave, assim como para aprender mecanismos de busca e salvamento.

De acordo com o ministro da Defesa britânico, também foram enviadas mais 10 mil munições para ajudar a Ucrânia a manter o controlo das regiões recém-libertadas.

No fim-de-semana passado, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, visitou a Ucrânia de surpresa e foi recebido pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Durante o encontro, reforçou a aliança e anunciou um novo pacote de ajuda de cerca de 57,5 milhões de euros para ajudar a Ucrânia no combate contra a Rússia.

"Vamos fornecer 125 novos sistemas de defesa aérea, incluindo armas anti-aéreas, equipamentos de radar e anti-drones, e intensificar o apoio humanitário para o inverno frio e rigoroso que se aproxima" na Ucrânia, afirmou Rishi Sunak, na altura.

O objectivo é ajudar a "proteger os civis ucranianos e as infra-estruturas críticas nacionais dos intensos ataques russos", acrescentou. ANG/Angop

 

Sem comentários:

Enviar um comentário