segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Justiça/“Aristides Gomes será ouvido hoje no Ministério Público”, diz seu advogado

Bissau, 21 Nov 22 (ANG) – O ex-Primeiro-ministro, Aristides Gomes vai ser ouvido hoje no Ministério Público, anunciou o seu advogado, Carlos Pinto Pereira.

Pinto Pereira, em declarações à ANG disse  que o seu constituinte está livre e num local seguro.

Forças policiais tentaram na sexta-feira deter o antigo primeiro-ministro do país Aristides Gomes, que se encontra em Bissau para participar no x congresso do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, disse à Lusa fonte partidária.

De acordo com a mesma fonte, polícias armados entraram no local onde decorre o congresso, tentando retirar à força Aristides Gomes, que esteve cerca de um ano refugiado nas Nações Unidas, em Bissau, e que depois saiu do país em Fevereiro de 2021, num avião daquela organização internacional.

A polícia evocou um mandado judicial emitido pelo Ministério Público, mas alguns congressistas impediram as forças de segurança de levar o antigo primeiro-ministro e militante do PAIGC.

 A comissão organizadora do Xº congresso pediu aos delegados para manterem a calma, garantindo que os trabalhos irão prosseguir.

 O congresso do partido, cujo o tema “Consolidação da Coesão Interna, a luz do pensamento de Amílcar Cabral, pelo resgate do poder popular e promoção do desenvolvimento”, terminou no domingo com a reeleição de Domingos Simões Pereira.

O PAIGC deveria ter realizado o seu congresso em fevereiro, mas foi adiado devido às restrições sanitárias impostas pelo Governo para combater a pandemia da covid-19.

Questões judiciais, algumas das quais que levaram à intervenção das forças de segurança, impediram o partido de realizar o congresso por mais três vezes. ANG/DMG/ÂC//SG



Sem comentários:

Enviar um comentário