quarta-feira, 16 de novembro de 2022


EMGFA/
Celebra 58º aniversário de fundação das Forças Armadas Revolucionária do Povo

Bissau, 16 Nov 22 (ANG) – O Estado-maior General das Forças Armadas(EMGFA) assinalou hoje  58º aniversário da função  das Forças  Armadas Revolucionária do Povo com a apresentação da primeira coletânia de poesia militar.

 A data foi ainda marcada  com a graduação de dois militares, na pessoa de Quintino Gomes Cá e Mário Correia. Os dois foram promovidos a Capitão-tenente,  eram segundo-tenente.

A apresentação de dois troféus conquistados em Ziguinchor pelas equipas de futebol e voleibol da Forças Armadas, marcou igualmente as celebrações do dia.

No ocasião, o Chefe de Devisão Central da Educação Cívica e Patriótica fez uma radiografia do percurso das Forças Armadas, desde 1964  até ao presente ano , com destague para o Congresso de Cassacá.

Albertinho Cuma referiu  que  dez meses depois do Congresso de Cassacá foram criados  três  corpos de exército regular, no dia 16 Novembro de 1964, na região de Boké, República da Guiné Conacry.

Pediu aos militares, de soldado  aos generais, para se abdicarem de  resolver os problemas por via das armas, porque, segundo sustenta, em 48 anos de independência o país conheceu 28 primeiros-ministros, mas que nenhum deles concluiu o seu mandato, sendo quatro deles PM de  transição, 10 presidentes da república, seis dos quais   eleitos e quatro interinos. “Com a exceção de José Mário Vaz também nenhum deles terminou o mandato”, referiu

O Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas, Biague  Na Ntan disse  na cerimónia que jamais haverá golpe de Estado na Guiné-Bissau.

Acrescentou que  as Forças Armadas haviam optado  pela desorganização, por isso estão na situação em que se encontram, razão pela qual exortou-lhes a trabalharem para reverter a situação, o que só é possivel através da organização.

Segundo Biaguê Na Ntan nenhum operador economico vai investir num país onde ha instabilidade.

Ao  governo, o Chefe de Estado-maior General das FA pediu a continuidade de  apoios às Forças Armadas, inclusive para a abertura  da Academia Militar de Cumeré, que segundo Biague, pode contribuir para a mudança da mentalidade dos  militares, para  torná-los numa Força Repúblicana. ANG/LPG//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário