terça-feira, 22 de novembro de 2022

XX Congresso do PCCh/Diretor do INEP diz  que o relatório do Congresso pode servir de fonte de inspiração para as futuras reflexões no país

Bissau, 22 Nov 22 (ANG) – O Diretor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) considerou que o relatório do 20º  Congresso do Partido Comunista Chinês(PCCh),  pode servir de fonte de inspiração para as futuras reflexões no país.

Samba Tenen Camará falava , segunda-feira, 21 de Novembro, no seminário da governança da República Popular da China e do XX Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh) organizado pela Embaixada da China em Bissau em parceria  com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP).

“O relatório do evento pode servir de uma experiência valiosa e deve ser estudado a forma como pode ser adaptado ao desenvolvimento da ciência, à educação e para o fortalecimento de  talentos em formação, no sentido de satisfazer cidadãos guineenses e consolidar a democrácia  em curso”, salientou.

Aquele responsável afirmou que o documento pode também servir para a promoção do desenvolvimento como base da economia guineense.

ʺOs muitos projetos concluídos da República Popular da China e os que estão em andamento testemunham a boa relação de cooperação e de amizade entre os nossos dois países e povos, projetos esses que traduzem a promessa de um  futuro ainda melhor de prosperidades compartilhadas”, frisou.

Acrescentou  que os desafios do Governo da Guiné-Bissau continuam a ser significativos em áreas estratégicas como infra-estruturas, energia hidráulica, agricultura e tecnologia de comunicação e industrialização.

O Diretor do INEP sublinhou que  a cooperação entre  China e a Guiné-Bissau tem como objetivo garantir a segurança alimentar e reduzir a dependência de importação de cereais e também para contribuir para o desenvolvimento do país e consequentemente para a estabilidade política e social.

O ministro do Ensino Superior, Timóteo  Saba Mbunde, em representação do Primeiro-ministro  Nuno Gomes Nabiam reiterou na ocasião que o Governo está disposto a reforçar o intercâmbio com a China no âmbito da governança, a fim de aproveitar experiências mais avançadas para melhorar o seu próprio sistema.

ʺAcredito que este seminário vai servir de ponto de partida e que no futuro vamos estabelecer mecanismos e instrumentos de intercâmbio mais aperfeiçoados neste âmbito”; disse.

Mbunde realçou que o  seminário sobre  governança e XX Congresso do PCCh  ofereceram uma plataforma aberta  aos académicos e jornalistas locais para aprenderem e compartilharem ideias e informações sobre o conceito da governança da República Popular da China.

Aquele responsável disse estar convencido que a governança da República Popular da China sustentada pela sabedoria e plano chinês ao mundo sevirá de referência para os países que desejam acelerar o seu desenvolvimento e manter a sua própria independência. ANG/MI/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário