terça-feira, 29 de novembro de 2022

Finanças/França vai desembolsar cinco milhões de euros para apoio orçamental

Bissau,29 Nov 22(ANG) – Os Governos guineense e francês rubricaram hoje, em Bissau, uma convenção de financiamento no valor de cinco milhões de euros, visando suportar o Orçamento Geral de Estado 2022.

Em declarações à imprensa no ato, o embaixador da França no país disse que a ajuda constitui uma marca de confiança, de forma a consolidar a base macroeconómica da Guiné-Bissau, como ponto de partida para atrair investidores estrangeiros.

Terence Wills sublinhou que vão trabalhar no sentido de desenvolver a cooperação com a Guiné-Bissau no domínio da educação, anunciando que irão abrir uma Escola Francesa em meados de Setembro de 2023.

“Vai ser uma Escola de nível internacional, trilíngue ou seja vai ensinar o português, francês e inglês”, salientou o diplomata.

Acrescentou  que  a França ainda vai apoiar a Guiné-Bissau no domínio de agricultura através da diversificação das culturas e formação de engenheiros agrónomos guineenses.

O diplomata destacou que a Guiné-Bissau dispõe de um potencial enorme para produzir arroz, legumes, peixes entre outros para exportar para os países vizinhos.

Disse que a Guiné-Bissau precisa de apoio da Comunidade Internacional, tendo em conta que 2022 enfrentou uma conjuntura mundial difícil e os efeitos das   consequências da Covid-19 e  da guerra na Ucrânia.

Para o ministro das Finanças, Ilídio Vieira Té  o ato constitui uma notoriedade  e demonstra a seriedade, dinâmica e a confiança que os parceiros depositam na Guiné-Bissau.

 Vieira Té sublinhou que tudo isso foi conseguido graças à uma diplomacia desencadeada pelo Presidente da República Umaro Sissoco Embaló com a vinda ao país do seu homólogo francês Emmanuel Macron, que havia  prometido essa ajuda orçamental de  cinco mil milhões de euros.

“Tudo isso mostra que o país está numa nova mudança de paradigma para uma diplomacia bem estruturada”, afirmou.

Disse que desde a guerra de 7 de Junho de 1998, as relações entre a Guiné-Bissau e a França nunca atingiram momentos altos como agora.

ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário