quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Rússia/Auioridades negam ataque a Kiev e atribuem responsabilidades à defesa anti-aérea

Bissau, 24 Nov 22 (ANG) - A Rússia negou quarta-feira ter atacado a Kiev na quarta-feira e remeteu para os mísseis anti-aéreos "ucranianos e estrangeiros" a responsabilidade pelos danos causados na capital ucraniana.

"Não foi feito nenhum ataque em Kiev. Todos os danos na cidade relatados pelo regime de Kiev são consequência da queda de mísseis anti-aéreos estrangeiros e ucranianos, instalados em áreas residenciais da capital ucraniana", afirmou o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov.

A Ucrânia acusou na quarta-feira Moscovo de ter lançado mísseis contra Kiev, matando três pessoas, ferindo outras seis e danificando infraestruturas que levaram a novas falhas de energia em várias cidades.

As autoridades locais de várias regiões da Ucrânia reportaram ataques múltiplos, sugerindo uma vaga concertada por parte das forças russas, que visaram sobretudo infraestruturas críticas, nomeadamente energéticas, mas também prédios de habitação.

O presidente da câmara de Kiev, Vitali Klitschko, disse que "uma das instalações de infraestruturas da capital foi atingida" e que houve "várias outras explosões em diferentes distritos" da cidade, que também interromperam o abastecimento de água.

O ataque aconteceu horas depois das autoridades ucranianas terem reportado o lançamento de um 'rocket' durante a noite, que destruiu uma maternidade num hospital no sul da Ucrânia, matando um bebé de dois dias.

A situação foi ainda mais grave na cidade de Kherson (sul) - da qual a Rússia se retirou há quase duas semanas após meses de ocupação - onde houve cortes de linhas de energia e de água.

A guerra na Ucrânia, desencadeada pela ofensiva militar russa iniciada em 24 deFevereiro, mergulhou a Europa na crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). ANG/Angop

 

Sem comentários:

Enviar um comentário