segunda-feira, 28 de novembro de 2022


Violência feminina
/Homens organizam marcha de protesto contra violência de mulheres nas ruas de Bissau

Bissau, 28 Nov 22 (ANG) - Um grupo de mais de dez dezenas de homens realizou esta, segunda-feira, em Bissau, uma marcha inédita de protesto  sob o lema “Basta Violência Contra Homens” .

Segundo  notícias divulgadas no site do Jornal Nô Pintcha, o porta-voz dos marchantes Maiga Indjai contou que nos últimos tempos  estão a surgir casos de violência contra os homens,praticados por mulheres, tendo destacado os casos em que uma mulher cortou o pénis do marido na semana passada, outra que uma deitou água quente sobre o parceiro, por este se atrasar a chegar em casa.

Maiga acrescentou que existem igualmente outros fatos, em que  a esposa bateu violentamente com uma cadeira o seu marido, causando-lhe ferimentos graves.

“Somos contra a violência baseada no género. Por isso, quando as mulheres são violentadas, juntamo-nos ao lado delas para condenar e solidarizar-se com elas, mas não podemos permitir o contrário também”, disse

Maiga Indjai  exigiu ainda que a justiça seja feita em relação aos casos referidos, apontando o exemplo do último, em que a mulher cortou o órgão genital do marido, em Quissete, setor Prábis, Região de Biombo, tendo  pedido às autoridades competentes para se empenharem para a evacuação da vítima para o exterior.

Indjai disse que a marcha de protesto  a violência das mulheres contra os homens desta segunda-feira  é apenas um começo dos protestos dos homens,que serão alargados às regiões do interior do país, nos próximos tempos.

 “Mindjeris bó para maltratanu”,(mulheres parem de nos maltratar) “homi ika bumbulon”,(Os homens não sáo Bumbulum) “Basta violência contra homens” e “homi ika melância”,(Homem não é melancia) são algumas das frases que se podiam ouvir na marcha, realizada esta manhã, em Bissau, por um grupo de mais de seis dezenas de homens, na sua maioria jovens, para exigir o fim da violência que se tem verificado contra os homens, nos últimos tempos um pouco por todo o país.

Na marcha, os participantes estavam vestidos de camisolas e chapéus brancos e passearam algumas artérias de Bissau e terminaram na Praça dos Heróis Nacionais (Praça de Império). ANG/AALS/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário