quarta-feira, 30 de novembro de 2022

            Grandes Lagos/ONU enaltece Angola na pacificação da região

Bissau, 30 Nov 22 (ANG) – A coordenadora residente das Nações Unidas em Angola, Zahira Virani, enalteceu, esta quarta-feira, em Luanda, o desempenho do Governo angolano, para a pacificação da África Central e da Região dos Grande Lagos.

Zahira Virani expressou essa posição na reunião dos representantes e enviados especiais do secretário-geral da ONU na África Central, que decorre até quinta-feira na capital angolana.

Na ocasião, a coordenadora residente das Nações Unidas considerou fundamental encorajar a todos para manter o diálogo, encontrar soluções conjuntas e coordenadas para a conquista da paz, segurança e estabilidade na região.

Adiantou que a reunião dos mais altos representantes do secretário-geral da ONU para a África Central e dos Grandes Lagos, em Luanda, é um reconhecimento da liderança angolana nos processos de paz e reconciliação em África.

Presente no encontro, o ministro angolano das Relações Exteriores, Teté António, disse esperar que a reunião contribua para maior engajamento das Nações Unidas na procura da paz na região e no continente africano.  

O chefe da diplomacia angolana augurou que reuniões do género se repitam e que se tornem num verdadeiro mecanismo de concertação e de consulta permanente pelas causas mais nobres dos povos africanos, como a paz e a estabilidade mundial.

Teté António exortou ao espírito de unidade na procura de soluções para paz duradoura em várias partes do continente, combinando a trilogia paz, desenvolvimento e Direitos Humanos.

No encontro estão também presentes os representantes do secretário-geral da ONU para a África Central, Abdou Abarry, e para a Região dos Grandes Lagos, Huang Xia.

Marcam também presença os representantes especiais do secretário-geral da organização para a República Centro- Africana, Valentine Rugwa, e para a República Democrática do Congo (RDC), Bintou Keita. ANG/Angop

 

Sem comentários:

Enviar um comentário