terça-feira, 29 de novembro de 2022

Parlamento CEDEAO/Presidente da República defende ideia de membros deputados sejam eleitos pelos cidadãos  através de sufrágio universal

Bissau, 29 Nov 22 (ANG) – O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló defendeu segunda-feira que é necessário que os membros do parlamento da CEDEAO sejam eleitos pelos cidadãos dos países membros através de sufrágio universal e direto.

Embaló fez estas declarações na segunda-feira, em Abuja, Nigéria ao presidir a abertura formal da 2ª Sessão do Parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

O igualmente Presidente em exercício da Conferência dos Chefes de Estados e de Governos da CEDEAO, disse que os membros do parlamento da organização devem consagrar-se total e exclusivamente à  comunidade.

Para o chefe de Estado guineense tem chegado o momento de, em conjunto, se analisar a melhor forma  de abordar  o quadro das reformas nas instituições da CEDEAO.

Lamentou que a sub-região tem registado retrocessos preocupantes e inadmissíveis, com as conquistas de poder no Mali, República da Guiné-Conacri, Burkina Faso através de golpes de Estado, que diz serem  uma “violenta regressão” que deve ser condenada com o máximo rigor.

“O retorno nesses três países irmãos à ordem constitucional é imperativo e é uma urgência que nos tem que mobilizar à todos”, salientou.

Umaro Sissoco Embaló sustentou ainda que, perante os atuais desafios, o parlamento da CEDEAO deve estar em condições de se focalizar mais e melhor sobre os objetivos políticos, económicos e sociais na  comunidade, para se  iniciar uma reflexão sobre a sua composição e seu funcionamento. ANG/DMG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário