quarta-feira, 30 de novembro de 2022

    Bélgica/ Início do julgamento contra acusados pelos atentados de 2016

Bissau, 30 Nov 22 (ANG) - Arrancou esta quarta-feira,(30) num tribunal da cidade de Bruxelas, o julgamento dos acusados pelos atentados de 2016 na capital belga, que fizeram 32 mortos e centenas de feridos.

Debaixo de um forte aparato de segurança, o tribunal julga nove suspeitos, entre eles o jihadista Salah Abdeslam, já condenado a prisão perpétua em França pelos ataques de 13 de Novembro de 2015 em Paris e Saint-Denis. Um décimo réu, Oussama Atar, será julgado à revelia uma vez que as autoridades suspeitam que morreu na Síria.

Seis destes 10 acusados já foram condenados, a maioria com penas pesadas, no processo francês. 

Este primeiro dia de processo é dedicado à chamada dos cidadãos que constituem o júri do caso. Ao contrário do que se passou em França, onde foram julgados por um elenco composto unicamente por magistrados, os crimes por “terrorismo” na Bélgica são julgados por 12 cidadãos sorteados para assistirem três magistrados profissionais. Excepcionalmente, neste caso 36 assentos são reservados para este júri para a globalidade das sessões: 12 jurados titulares e 24 suplentes.

Seis anos e meio depois dos piores ataques na Bélgica em tempos de paz, a justiça tem em mãos um dos maiores processos da história do país. 

Os atentados em Bruxelas, perpetrados pela célula jihadista que esteve na origem dos atentados de 13 de Novembro de 2015 em Paris, tiraram a vida a 32 pessoas e fizeram centenas de feridos a 22 de Março de 2016 no aeroporto e metro de Bruxelas.

Os ataques foram levados a cabo quatro dias após a detenção a 18 de Março de 2016, no bairro de Molenbeek, nas redondezas de Bruxelas, de Salah Abdeslam, o único comando vivo dos atentados de Paris em Novembro de 2015.ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário