terça-feira, 22 de novembro de 2022

            ONU/ Adoptada resolução sobre cooperação com CPLP 

Bissau, 22 Nov 22(ANG) - A Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou, segunda-feira,  em Nova Iorque,  o projecto de resolução intitulado "Cooperação entre a ONU e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)".  

De acordo com uma nota de imprensa  da Missão de Angola junto da ONU, a resolução regista o compromisso político da CPLP em promover a língua portuguesa em organizações internacionais e regionais, incluindo as Nações Unidas e suas agências especializadas, fundos e programas.

Falando em nome da CPLP, a embaixadora angolana Maria de Jesus Ferreira afirmou que a comunidade  é um espaço unido pelo uso comum da língua  e dá primazia à paz, democracia,  Estado de direito, respeito pelos direitos humanos, justiça social e aos laços culturais. 

Segundo a diplomata  o documento apresenta os resultados da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP,  realizada em Luanda, nos dias 17 e 18 de Julho de 2021, subordinada ao tema "Construção e Reforço de um Futuro Comum e Sustentável".

“A Comunidade comprometeu-se a continuar a promover o diálogo político, trocar experiências e cooperar para fortalecer o compromisso e a parceria para a promoção e implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável nos Estados membros", explicou.

Angola detém a presidência rotativa da CPLP que congrega nove Estados-Membros, designadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A comunidade de falantes da língua portuguesa no mundo está estimada em mais de 300 milhões de pessoas, em quatro continentes. ANG/Angop

 

Sem comentários:

Enviar um comentário