terça-feira, 15 de novembro de 2022

 Indonésia/Joe Biden apela ao fim das rivalidades entre Washington e Pequim

Bissau, 15 Nov 22 (ANG) - O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o homólogo chinês, Xi Jinping, reuniram-se , segunda-feira, 14 de Novembro, antes do arranque da cimeira do G20 em Bali na Indonésia.


No encontro que durou mais de três horas, os dois dirigentes políticos falaram de Taiwan, da Coreia do Norte, da guerra na Ucrânia e apelaram ao fim das rivalidades entre Washington e Pequim.

Apesar dos diferendos entre os Estados Unidos e a China, Joe Biden, pediu a Xi Jinping, que encontre formas de trabalharem juntos no sentido de impedir que a rivalidade entre as duas potências se transforme em conflito.

Porém, o Presidente norte-americano criticou as "ações coercitivas e cada vez mais agressivas" da China em relação a Taiwan e levantou preocupações de direitos humanos sobre a conduta de Pequim em Xinjiang, Tibete, e Hong Kong.

O homólogo chinês respondeu, dizendo estar preparado para ter uma conversa franca e profunda sobre as questões de importância estratégica para a relação entre a China e os Estados Unidos, nos âmbitos global e regional".

Este foi o primeiro encontro presencial entre Joe Biden e Xi Jinping desde a chegada do norte-americano à Casa Branca, em Janeiro de 2021, e surge numa altura de tensões renovadas entre China e Estados Unidos, provocadas divergências em relação à guerra na Ucrânia, a Coreia do Norte a questão de Taiwan e as restrições impostas por Washington à exportação de equipamento para produção de semicondutores para o país asiático.

Os líderes das duas potências rivais reuniram-se durante três horas em Bali, na Indonésia, a poucas horas do arranque da cimeira do G20, que reúne as maiores economias do mundo.

O Presidente russo, Vladimir Putin, que é representado por seu chefe de diplomacia Sergei Lavrov, será o principal ausente deste encontro, numa altura em que o exército russo se retira do sul da Ucrânia. Já o chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky, participa na reunião por videoconferência. ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário