sexta-feira, 18 de novembro de 2022

COP 27/O sector agrícola é o que mais rapidamente se tem de adaptar às alterações climáticas

Bissau, 18 Nov22 (ANG) -  A meio da Convenção sobre o Clima, decorreu uma jornada dedicada à Agricultura e Alimentação sendo que o  sector agrícola é um dos mais importantes e aquele que mais rapidamente se tem de adaptar às alterações climáticas. 

De acordo com os peritos intergovernamentais sobre alterações climáticas, o sector agrícola é responsável por 37% das emissões mundiais de gases com efeito de estufa, além da desflorestação. Porém, é ao mesmo tempo um importante poço de carbono, na medida em que absorve nos solos 29% das emissões totais de gases com efeito de estufa. 

O sector agrícola é um dos mais importantes e aquele que mais rapidamente se tem de adaptar às alterações climáticas. Por um lado, tem de ser capaz de assegurar a segurança alimentar mundial e por outro porque constitui uma alavanca importante na redução das emissões mundiais. O sector tem a capacidade de redução das suas próprias emissões (75%), o que pode ser capital para o desenvolvimento de estratégias de captação e mitigação.

Na COP 27, em Sharm el Sheikh, a integrar o painel de oradores no dia dedicado à Agricultura e Alimentação esteve Josefa Sacko, Comissária para a Economia Rural e Agricultura da União Africana. Ao microfone da RFI, a comissária angolana disse acreditar na saúde de acções concretas desta “COP africana para a implementação.”  

Ao Egipto a União Africana veio tentar “mobilizar recursos para implantação dos seus programas”. Um desses programas prende-se com a “Estratégia africana para as alterações climáticas e o desenvolvimento resiliente”, outro é a "implementação da convenção de Sendai" e, por fim, a “gestão das catástrofes naturais''. ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário