quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Justiça/Líder do Partido CNA solidário à extinção de 28 partidos decidida pelo Supremo Tribunal de Justiça

Bissau, 16 Nov 22 (ANG) – O Presidente do partido Congresso Nacional Africano (CNA), considerou hoje “normal e natural” a decisão do Supremo Tribunal de Justiça(STJ) de extinguir  28 partidos políticos, que não deram “provas de vida” , após 30 dias de prazo dado para o efeito.

 Ibraima Jaló, em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné(ANG),  considera que todos devem cumprir a lei  e sustenta  que, o que a justiça está a pedir é o mínimo, ou seja para que cada formação política confirme que dispõe de pelo menos 1000 militantes, tem  sede e que os órgãos do partido estão atualizados, dependendo do Estatuto.

Obama como também é conhecido na politica, diz que em vez de 30 dias o Supremo Tribunal de Justiça devia dar um prazo de 90 dias, antes das eleições, de acordo com a Lei dos Partidos Políticos, artigo 4,”uma vez que as eleições ainda não foram desmarcadas para outra data que não seja o 18 de Dezembro”.

 “Por isso lamentamos a decisão do ministro da Administração Territorial e Poder Local de reunir com os partidos propondo datas que não são execuíveis, uma vez que a marcação ou não da data das eleições é  da exclusiva competência do Chefe de Estado, e este ainda não produziu nenhum decreto a dizer o contrário “,disse.

Jaló disse que os partidos extintos, na sua maioria, já não estava com a vontade de fazer  politica, e defende que o Supremo devia ir mais longe através de um diploma que seria aprovado no parlamento e que determinaria que o partido que não concorre duas vezes consecutivas as eleições e os que foram e não obtiveram um por cento de votos a nivel nacional seriam extintos.

Falando da subida galopante dos preços de produtos da primeira necessidade, o politico considerou tal situação de “aberrante”, tendo chamado ao Presidente da República a responsabilidade, uma vez que o Governo é de iniciativa presidencial.

“Ou as pessoas estão a sabotar ou não sabem governar. Não é sustentavél o que está a passar no país”, disse.

Ibraima Jaló disse que aconselha ao Presidente da República  para suspender as  constantes viagens ao estrangeiro e sentar-se no país e pensar no povo que o elegeu, porque, segundo diz, “as pessoas estão a passar dificuldades de uma forma violenta”.

“Muitas famílias  já não conseguem sustentar a si mesma e não têm garantias de pelo menos duas ou três refeições diárias. Por  isso, é urgente que o Presidente faça algo”,disse Jaló.

O político disse que, se chegar a campanha para as eleições vão ser  gastos milhões que podiam servir para desenvolver o país em diferentes áreas, e que, por isso, “o Chefe de Estado deve limitar as suas viagens e sentar-se no país para pensar numa estratégia capaz de tirar o povo do sofrimento”.

O partido Congresso Nacional Africano não foi atingida pela decisão do Supremo Tribunal de Justiça, anunciada segunda-feira e que extinguiu 28 formações políticas.

Segundo a TGB que cita fonte do STJ, os partidos afetados tem 20 dias para recorrerem desta decisão. ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário