quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Contuboel/Ministro de Agricultura assiste fim da colheita de 10 toneladas de arroz

Bissau, 16 Nov 22 (ANG) - O Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural,Botche Candé assistiu  terça-feira, (15.11) a cerimônia que marca o fim da colheita de cerca de 10 toneladas de arroz produzidas nas bolanhas de Contuboel, região de Bafatá, Leste da Guiné-Bissau.

Perante camponeses e alguns elementos da população local, Botche Candé anunciou  a intensão  de o ministério   ter terrenos próprios de produção de arroz para, segundo diz, “ajudar a minimizar as carências das populações em tempos de crise alimentar”.

  “Queremos fazer o país deixar de importar arroz”, disse o titular da pasta de Agricultura, que pediu  aos técnicos e agricultores para  redobrarem esforços com vista a  fazer três colheitas, anualmente.

Para o efeito, Botche Candé promete usar a sua influência junto do seu homólogo das Finanças com vista ao desbloqueamento de alguns materiais agrícolas que se encontram retidos junto as fronteiras, e que seriam doados aos camponeses.

Numa pequena demonstração, o ministro subiu a uma máquina de corte e embalagem de arroz disponibilizado aos camponesas através da cooperação chinesa.

Segundo dados da FAO, a Guiné-Bissau importa anualmente mais de 200 mil toneladas de arroz  e a sua produção local é inferior a 100 mil toneladas.

As bolanhas de Contuboel ficam situadas próximas as instalações de DEPA, departamento de produção de arroz e abrangem uma àrea de 37 hectares, com a capacidade de produzir  mais de 150 toneladas de arroz. ANG/RDN

 

Sem comentários:

Enviar um comentário