quarta-feira, 16 de novembro de 2022

G20/Dirigentes africanos pedem adesão da União Africana ao grupo de governança internacional

Bissau, 16 Nov 22 (ANG) - Macky Sall presidente da União Africana, e Cyril Ramaphosa, único chefe de estado africano membro do G20, pedem melhor representação dos países africanos na governança internacional. 

A mudança climática, o desenvolvimento sustentável e as crises mundiais de alimentos são alguns dos principais temas debatidos durante a cimeira que decorre em Bali, na Indonésia, dias 15 e 16 de novembro. 

O secretário-geral da ONU, António Guterres, destacou o papel crucial do G20 na resolução das crises mundiais. 

No que toca à segurança alimentar, os países africanos revelam-se particularmente vulneráveis. A guerra na Ucrânia, a crise climática e as consequências da pandemia de covid reforçam ainda mais o risco de fome, que a ONU afirmou ser "maior do que nunca em Africa".

Na segunda-feira, na véspera da cimeira, a União Europeia anunciou destinar 210 milhões de euros em ajudas a 15 países, a maior parte dos quais em África.

Ainda assim, Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, apelou a maior solidariedade, a nível mundial, para lutar contra o aumento da insegurança alimentar.

Hoje, 15 de novembro, a população mundial ultrapassa o marco simbólico dos 8 mil milhões de seres humanos.

Esta data simbólica relembra a necessidade de pensar as consequências do aquecimento global e da escassez dos recursos naturais. ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário