sexta-feira, 22 de julho de 2016

ANP



Primeiro-ministro solicita  discussão do Programa do Governo
 
Bissau, 22 Jul 16 (ANG) - O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Baciro Djá, propôs nesta quinta-feira ao Presidente do parlamento guineense duas datas: 29 do corrente mês e 1 de agosto, para a apresentação, discussão e consequente votação do programa do Governo que lidera para os próximos dois anos.

Foto arquivo
Djá reuniu com Cipriano Cassamá , quinta-feira sobre a questão .

Questionado sobre se está convicto na aprovação do documento pelos parlamentares, o primeiro-ministro disse que é prematuro fazer essa avaliação, e disse que dependerá, em grande medida, da forma como o documento for apresentado aos deputados. 

Quanto ao “Terra Ranka” que o PAIGC reclama ser a sua propriedade, Djá afirma que o documento é do Estado guineense, mas realça o papel do PAIGC na sua elaboração.

Sobre a aterragem polémica de um   avião no aeroporto internacional Osvaldo Vieira em Bissau, Baciro Djá explicou  que um aparelho da Arábia Saudita trouxe à Bissau o Vice-ministro da Defesa, que veio entregar ao Chefe de Estado uma missiva do seu homólogo. Djá disse que a delegação Saudita teve encontro com o chefe da casa civil da Presidência, Marciano Silva Barbeiro.

A agência Lusa noticiou nesta quinta-feira que o avião em causa aterrou em Bissau na segunda-feira, dia 11 de julho, e que os seus ocupantes foram recebidos no salão VIP do aeroporto, entre outros, pelo pessoal da Presidência da República.

Segundo a agência Lusa que cita fontyes diplomáticas em Bissau, terão sido os serviços da Presidência a indicar que já havia sido dado conhecimento da visita a um nível superior, dispensando a comitiva e respetiva bagagem, trazida em mão, de procedimentos de controlo.

A comitiva chegou e partiu de Bissau, cerca de hora e meia mais tarde, num avião Airbus 319-111 de uma companhia privada da Arábia Saudita que aluga aeronaves, concluiu.
Tanto o Presidente da República, José Mário Vaz, como o primeiro-ministro, Baciro Djá, encontravam-se fora da Guiné-Bissau naquele dia.

Contactados pela agência Lusa, tantos os serviços de estrangeiros e fronteiras como a Presidência da República recusaram-se até então  a comentar o assunto.  

ANG-Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário