quinta-feira, 7 de julho de 2016

Cacheu


Inauguração do Memorial da Escravatura e do Trafico Negreiro 

Bissau, 07 Jul 16 (ANG) - O Governo regional de Cacheu, em parceria com a   ONG AD-Acção para o Desenvolvimento , AIN onlus, COAJOQ,  e a Fundação Mário Soares  inaugurará  sexta-feira o Memorial da Escravatura e do Trafico Negreiro de Cacheu, realizado no quadro do Projeto “Cacheu, Caminho de Escravos”, cofinanciado pela União Europeia.  

Segundo um comunicado da EU enviado a ANG, para além da apresentação do Memorial e a visita à exposição permanente, haverá breves conferências temáticas sobre história da escravatura e do tráfico, Cacheu património histórico, dinâmicas territoriais, bem como animação de grupos culturais locais.  

O Memorial da Escravatura e do Trafico Negreiro de Cacheu contribui para a compreensão da identidade histórica dos africanos e dos guineenses e para a construção de uma memória partilhada que possa favorecer a justiça social e a paz.

 Para além do seu valor histórico e cultural, com o Memorial pretende- se tornar Cacheu um polo de atratividade turística e de dinamização comunitária, induzindo externalidades positivas à economia regional, favorecendo a apropriação dos processos de produção e promoção cultural por parte dos seus protagonistas, particularmente agentes e promotores culturais. 

O projeto “Cacheu Caminho de Escravos”, implementado no período 2012-2016 pela ONG AD-Acção para o Desenvolvimento, em parceria com AIN onlus, COAJOQ, Fundação Mário Soares e Governo Regional de Cacheu, visa promover o resgate e a vulgarização da cultura e história de Cacheu, promoção da cultura e a identidade local como meio de redução da pobreza, criando riqueza através de novas atividades económicas, potenciação da diversidade cultural étnica enquanto fator de paz, desenvolvimento e unidade nacional para uma imagem multicultural da Guiné-Bissau.  

A cerimónia contará com a presença do Ministro da Juventude Cultura e Desportos Tomas Gomes Barbosa e do Embaixador da União Europeia em Bissau, Victor Madeira. 

ANG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário