segunda-feira, 11 de julho de 2016

Sociedade Civil


Nô Bambu Guiné exige paz aos titulares dos órgãos de soberania

Bissau, 11 Jul 16 (ANG) - O Movimento das Mulheres para Paz e Estabilidade denominado "Nô Bambu Guiné” entregou hoje cartas aos titulares dos órgãos da soberania, em que pede o fim do ciclo de instabilidade que o país vive.

O acto decorreu na sede da Assembleia Nacional Popular e nele o governo, a Presidência da República e a justiça fizeram-se representar.

Na ocasião, o porta-voz do grupo, Celeste Mendes disse que foram manifestar as suas indignações face a situação da crise que o país vive nos últimos tempos.

“O mais preocupante para nós é a ausência de visão para a saída da crise", lamentou indicando que as instituições públicas ficaram quase paralisadas devido à situação política vigente.

Por isso, prosseguiu, a organização tomou a iniciativa de exprimir o seu desagrado, através da entrega de missivas aos responsáveis máximos do país.

Aquela responsável considerou de vergonhosa a situação do povo guineense, uma vez que os governantes nunca colocaram a Guiné-Bissau no primeiro plano.

Para ilustrar a situação, sublinhou que 60 por cento de guineenses vivem na pobreza extrema e a esperança média de vida é apenas de 54 anos.

A porta-voz do grupo disse que a Guiné-Bissau é um dos países da sub-região em que se registam as mais elevadas taxas de mortalidade materno/infantil.

Celeste Mendes apelou aos titulares dos órgãos de soberania para analisarem bem a situação do país e fazerem de tudo para encontrar uma solução que traga a paz e estabilidade ao povo da Guiné-Bissau.

Também presente no evento esteve a porta-voz do Parlamento Infantil guineense.
Dalentche Gomes disse ser um orgulho estar com as suas "mães” nesta "luta pelo bem do povo guineense e das mulheres, em particular".

“Aprendemos que o preço alto foi pago para a conquistar da independência da Guiné-Bissau, mas hoje a luta pelo bem-estar, pela emancipação da nossa classe política será uma tarefa sem tréguas ”, referiu Dalentche Gomes.

Apela aos guineenses a não desistirem de lutar para conquistar os seus direitos como povo, acrescentando que só com sacrifício e dedicação é que se pode conseguir algo de bom e de melhor. ANG/AALS/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário