terça-feira, 5 de julho de 2016

Reconciliação Nacional


Conferências regionais de restituição das consultas de 2011 sobre Paz foram positivas”, diz Presidente da Comissão

Bissau, 05 Jul 16 (ANG) - O Presidente da Comissão da Reconciliação Nacional considerou de positivo o balanço das conferências sobre a paz e reconciliação feitas recentemente nas regiões para restituição das consultas baseada na promoção de paz, feita em 2011.

Em entrevista esta segunda-feira à Radio Sol Mansi, o Padre Domingos da Fonseca explicou que durante a conferência os participantes exprimiram os seus sentimentos face a situação da crise política vigente no país nos últimos tempos.

Sublinhou que os conferencistas disseram que as suas preocupações continuam a ser as mesmas manifestadas em 2011, aquando duma iniciativa idêntica e lamentaram que até agora  persistem situações de crise e de conflitos.

“Os conferencistas lamentaram os prejuízos que têm estado a sofrer  com a deterioração das suas produções agrícolas, devido a falta de meios para o escoamento das mesmas para os centros e cidade”, disse o Padre.

Domingos da Fonseca está convicto que que em Novembro vai ter lugar a grande Conferência de Reconciliação Nacional, tendo argumentado que "os guineenses são seres humanos como os outros e, por isso, também serão capazes de ultrapassar qualquer que seja problema. Tudo na vida depende da força de vontade", salientou.

Por outro lado, o Presidente de Comissão da Reconciliação Nacional disse que a ausência do estado é, cada vez, mais sentida em vários locais, acrescentando que há zonas do país onde não existe nenhuma infraestrutura social digna de nome.

 “A Comissão de Reconciliação Nacional vai continuar a trabalhar para o bem do povo guineense, de modo a promover a paz interna, rumo ao desenvolvimento da Guiné-Bissau”, prometeu o presidente.

Nos últimos dois meses a comissão promoveu um conjunto de conferência de restituição dos subsídios colhidos em 2011, no âmbito de uma iniciativa promovida pela ANP através da qual foram identificadas as causas dos conflitos no país e a forma de os resolver. 

ANG/AALS/JAM/SG





Sem comentários:

Enviar um comentário